terça-feira, 5 de julho de 2011

CBF, RICARDO TEIXEIRA E TV GLOBO - TUDO A VER!

A reportagem-perfil de Ricardo Teixeira escrita pela repórter Daniela Pinheiro e publicada pela revista Piauí (julho, número 58) que acaba de chegar às bancas é daquelas que precisa ser lida, relida, lida novamente, guardada como documento fundamental da história recente do futebol brasileiro. E usada nas aulas de cursos de Jornalismo. Magistralmente bem escrita, e sobretudo bem apurada e precisa, traz à tona, sem tergiversar, em oito longas páginas, um retrato, em diferentes dimensões, do manda-chuva do esporte mais popular do país. 

Está tudo lá: origens do dirigente, formação, relações com João Havelange, reuniões daquilo que o repórter britânico Andrew Jennings (BBC) chama de "encontros da máfia, da famiglia FIFA", hospedagens em hotéis, livre trânsito entre políticos, denúncias de subornos e de corrupção, negociações para transmissão de campeonatos, eleições.... 

Tomo a liberdade de reproduzir abaixo alguns trechos da reportagem que estão diretamente relacionados à TV Globo. Dispensam comentários. Que o leitor tire suas próprias conclusões.



"Meu amor, já falaram tudo de mim: que eu trouxe contrabando em avião da Seleção, a CPI da Nike e a do Futebol, que tem sacanagem na Copa de 2014. É tudo coisa da mesma patota, UOL, Folha, Lance, ESPN, que fica repetindo as mesmas merdas".

"O Lula me falava: 'Eu não vejo essa Globonews porque só dá traço'", disse, referindo-se à baixa audiência da emissora. "Então, esse UOL só dá traço. Quem lê o Lance? Oitenta mil pessoas? Traço! Quem vê essa ESPN? Traço". (...) "Portanto, só vou ficar preocupado, meu amor, quando sair no Jornal Nacional", disse Teixeira.

"A quatro dias da eleição da nova diretoria da Fifa, uma equipe da Globo foi mandada de Londres para Zurique para fazer uma reportagem sobre os preparativos da Copa. Executivos da Federação, inclusive Teixeira, falaram longamente sobre as obras de infraestrutura no Brasil, a construção dos estádios e as cidades-sede dos jogos. Apesar de todas as denúncias sobre corrupção e suborno, nenhuma pergunta foi feita sobre o assunto pela Globo".

"Durante a CPI da Nike, em 2001, a rede levou ao ar uma reportagem no Globo Repórter sustentando que a renda de Ricardo Teixeira era incompatível com o seu patrimônio e padrão de vida. A CBF anunciou pouco depois, do nada, uma mudança no horário da transmissão de uma partida Brasil x Argentina, clássico sul-americano que costuma bater recordes de audiência. Em vez de ser exibido no horário de praxe, depois da novela das oito, o jogo foi marcado para 19h45".

"'Pegava duas novelas e o Jornal Nacional. Você sabe o que é isso?", cochichou-me Teixeira, no Baur au Lac, quando o caso foi relembrado. Como a Globo transmitiu a partida, amargou o prejuízo de deixar de mostrar diversos anúncios no horário nobre, o mais caro da programação. A partir daí, não houve mais reportagens desagradáveis sobre o presidente da CBF na Globo". 

10 comentários:

  1. Como eu digo, quem cobra ética nos futebois acredita que trata-se de um negócio sério, civilizado. Mas é máfia, da mais sofisticada. Vou ler a matéria. Agora fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  2. Como diria aquele velho, naquele velho programa mexicano: ''Suspeitei desde o principio''

    ResponderExcluir
  3. esse país merece. conhece esse lixo há décadas e se recusa a tomar qualquer medida, se recusa a cuidar seriamente do maior patrimonio cultural da nação. lula entrou no governo dizendo que ia livrar o esporte dessa gente e saiu do governo amigo dessa mesma gente. esse é o brasil, feito por e para ladroes. nesse sentido, nao podemos ficar revoltados com esse verme, pois é produto da sociedade leniente e passiva que somos. todo torcedor brasileiro sabe que esse cara sempre foi um ladrao, nada mais q um rato, tanto que ninguem nunca o vê em estádios nos jogos dos nossos torneios nacionais. fora q as cpis ja tinha desnudado tudo. aí vao lá e dao uma copa do mundo pra ele brincar...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Assim como a Record teve a coragem para denunciar Ricardo Teixeira, denuncie você também!

    http://comodenunciarricardoteixeira.blogspot.com

    Parabéns Rede Record pela iniciativa!
    Agora vamos ir aos estádios com cartazes para derrubar este "ditador" do meio do futebol brasileiro!

    ResponderExcluir
  6. mosaicos nos estadios sobre esses temas. assim vai ser dificil a globo nao mostrar. e nem vão poder punir ning. organização contra o crime organizado.

    ResponderExcluir
  7. Isso é uma vergonha, esse rato da CBF só ta no poder porque a Globo ta ganhando alguma coisa, na quela reportagem que a própria Globo fez achei que iria derrubar o ditador do futebol brasileiro. Mas dpois de tanta denúncia tudo mudou a Red Globo nunca mais falou no assunto, por que será??? A emissora derruba que éla quer. É simplesmente ir contra.

    ResponderExcluir
  8. Mesmo que esse tipo de notícia não seja uma novidade, ainda fico com o estômago embrulhado quando leio esse tipo de coisa. Desejo sinceramente que a opinião pública, blogs de formadores de opinião (como o seu), clubes (que até agora foram omissos e covardes) e parte da imprensa, pq infelizmente a mais influente delas só vai fazer o que lhe interessa, não deixem as forças se acomodarem novamente. Agora é o momento de mudança, sem o Marin no comando, é claro. O alento é que ainda que ele fique por mais 2 anos na presidência, pelo menos tem alianças menos poderosas do que as que o RT tinha, por isso, acredito é que a hora de balançar com todas as estruturas. Ingenuidade? Sinceramente, não sei.

    ResponderExcluir