terça-feira, 22 de março de 2011

FICA, GANSO!

O jogo assumia contornos dramáticos. Já bem perto do final, a placa sobe e indica mais uma substituição, a última permitida: deve sair o camisa 10. Bem na minha frente, quase na linha da grande área, perto da arquibancada verde do Pacaembu, expressão indignada, o craque olha para o treinador no banco de reservas e, com os dois dedos indicadores em riste, faz incisivo e repetido sinal de negativo. O camisa 10 não sai. Em grande medida, foi ele o responsável por garantir ao Santos o título paulista de 2010, contra o Santo André. E o que muitos enxergaram como um ato de rebeldia e insubordinação, como quebra de hierarquia a ser punida, eu classifico como momento máximo de lucidez e de maturidade, merecedor de elogios.

Paulo Henrique Ganso não é mais promessa. É jóia rara, craque, daqueles que enxerga outro jogo, invisível aos olhos dos simples mortais e dos boleiros comuns. Inteligente, clássico, andar sempre de cabeça erguida, drible curto, rapidez de raciocínio, procura o jogo, chama a responsabilidade, acelera a bola quando é preciso, cadencia a partida quando necessário - e num piscar de olhos e micro-fração de segundo é capaz de um lançamento mortal ou de uma refinada enfiada de bola nas costas do zagueiro, a colocar o ataque em condição privilegiada para marcar. Salvo tempestades e tragédias de última hora, será o dono da camisa 10 da Seleção Brasileira na Copa de 2014. Sem concorrência. Ponto final.

Mas Ganso é também ainda um jovem, com muita vontade de desfilar seu futebol pelos gramados europeus. Justo, legítimo. A Europa traz glamour, transforma craques em astros midiáticos e celebridades, em pop stars planetários, faz fortunas - e, sugere-se, amplifica tremendamente as chances de se alcançar o posto de melhor do mundo. Ganso naturalmente sonha com tudo isso. Está no seu direito. Manifestou hoje esse desejo, de forma explícita, em reunião com a diretoria do Santos. Melhor que tenha sido assim, de forma honesta.

A diretoria do clube alvinegro, em uma novela que já se arrasta há alguns meses (pelo menos desde que Paulo Henrique machucou gravemente o joelho, em partida contra o Grêmio, em agosto do ano passado, tendo de passar por cirurgia e ficando sete meses longe dos gramados), fez mais uma tentativa para oferecer ao jogador um plano de carreira e aumento salarial, com propósito de renovar o contrato do atleta, colocando-o no mesmo patamar das estrelas da equipe, Neymar e Elano.

Depois de muitas idas e vindas, divergências incontornáveis sobre direitos de imagem, a última proposta colocada à mesa aumentava o salário de Ganso dos atuais R$ 130 mil mensais para cerca de R$ 400 mil. O jogador recusou, mais uma vez. Quer apenas e tão somente a redução da multa de rescisão prevista pelo atual contrato, de 50 milhões de euros para 35 milhões de euros, o que facilitaria imensamente sua saída para um clube europeu.

Esse número não deve ter sido tirado da cartola - desde o final do ano passado, os empresários que gerenciam a carreira de Ganso (estes sim de olhos bem gordos na polpuda parte que lhes caberia em uma provável negociação, já que têm 45% dos direitos econômicos do atleta) mantêm contatos permanentes com pelos menos dois times italianos, Milan e Internazionale, que, arrisco dizer, já devem ter deixado escapar a disposição para pagar no máximo e por coincidência... 35 milhões de euros. A conta fecha.

Mas por que afinal de contas o Santos deveria aceitar essa redução? A situação do clube é confortável - o atual contrato de Ganso vale até 2015, com a multa de 50 milhões de euros. O clube é detentor de 45% do passe. Em eventual transação pelo valor máximo, ganharia 22,5 milhões de euros; se a multa for diminuída, contemplando a pedida de Ganso (dono dos outros 10% do passe), o clube alcançaria pouco menos de 16 milhões de euros.

De acordo com a legislação em vigor, o clube não é dono e não pode prender o atleta. Corretíssimo. Avanço inquestionável da Lei Pelé, que colocou fim à relação de servidão e à escravidão no mundo do futebol. Mas, ironia, empurrou os jogadores para os colos dos empresários, figuras muito mais preocupadas com as comissões, as porcentagens nas vendas, os cifrões e contas bancárias bem abastecidas do que em de fato pensar estrategicamente as carreiras dos atletas que representam, sempre a atormentar e tumultuar o cotidiano dos clubes e a anunciar mundos e fundos às jovens promessas.

E o que se espera de Ganso? Que aja com o profissionalismo e a maturidade que até aqui marcaram sua trajetória. Que continue sendo o ídolo merecedor de toda a admiração, reverência, respeito e gratidão da torcida santista. Que não entre no jogo de chantagens promovido por empresários. Que não tumultue o ambiente do clube. Que não crie grupos e panelas no time. E que coloque brevemente um ponto final nessa novela.

Se decidir ficar no Santos, que aceite o aumento salarial que está sendo oferecido pela diretoria, capaz de reconhecer a importância e a grandeza do jogador. E que entenda que o clube deve ser protegido dos aventureiros de plantão por uma multa rescisória elevada, que seja coerente inclusive com os vencimentos pagos ao atleta.

De outra forma, concretizado mesmo o desejo de ir para a Europa, que o faça de forma serena, correta e legal, sem pressões ou bravatas. Basta aguardar a próxima janela de transferências para o exterior, no meio do ano, e acertar com o clube interessado o depósito integral da multa estipulada pelo atual contrato. Estaria assim liberado para atuar pelo novo clube. Perfeito. Justo. Sem traumas.

Enquanto isso não acontecer, que mantenha a grandeza de uma estrela e atue com responsabilidade e profissionalismo, cumprindo o contrato e participando com vontade e entrega dos treinos, das viagens, das partidas, dos campeonatos e de toda a rotina que envolve qualquer atleta com vínculo empregatício com o Santos Futebol Clube.

Porque, se é ótimo e civilizado que nenhum clube seja mais proprietário ou dono de qualquer jogador, é também necessário lembrar que há regras e contratos assinados, palavras empenhadas - por meio de documentos registrados. Que devem ser cumpridos, sem birras ou manhas, e com profissionalismo.

Pensa bem, Ganso. Fica, Ganso!

10 comentários:

  1. Vai, Ganso!!!

    Brincadeiras a parte, Chiquinho, creio que a diretoria bossa nova do Santástico bobeou ao levar em banho maria a renovação do contrato do Paulo Henrique.

    Diferente de Neimar, Ganso já é craque. É cerebrino, joga o fino. E diferente de Neimar, Paulo Henrique não chamatanto a atenção, tem uma timidez rivaldiana que faz com que o valor de "mercado", para vender salsichas por exemplo, ser menor.

    Neimar, entretanto, me parece ser realmente torcedor do Santos. E isso não é um detalhe qualquer. E Neimar é ainda mais jovem e pode, sim, ser um atacante letal, apra figurar em qualquer lista de boteco dos melhores jogadores que vimos ou vamos ver jogar. Vai ajudar se parar de cair oito mil e trezentas e quatorze vezes durante uma partida... Todos sabemos que o problema do "cai-cai" é muito mais o desistir do lance que poderia resultar em gol do que a "marra" do atacante. "Marra", depois do Romário, é uma condição que não impede a objetividade.

    Paulo Henrique tem outra cousa que me chama a atenção. O "cerebrino" em campo pode ser um traço também na vida. Aí, Chico, meu velho, a porca torce o rabo: O cerebrino tem mais andorinha na cachola e, por vezes, pode ser viperino para alcançar seus objetivos... Enfim, veremos.

    Como torcedor rival, seco. Que saia amanhã! Como quem gosta de futebol torço para um bom desfecho e que o jogador não se chamusque a toa. No critério "o melhor para a seleção", dane-se o desfecho. A "canarinho" se transformou em mera vitrine de produtos, jogadores inclusive.

    Continuemos o papo no boteco.

    Vai, Ganso!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Chico, belo comentário. Essa imagem do Ganso se recusando a sair da final do paulista também não me sai da lembrança. É por ela que muitos o amam. Mas todo amor, para dar certo, tem de ser correspondido. Ganso poderia esperrar e jogar na Europa mais tarde. Ao menos poderia jogar os oito meses em que ficou recebendo sem jogar. Pegou mal ficar bom e já falar em sair. Cristalizou-se a sua ingratidão, o pior defeito que um ser humano pode ter. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, esqueci de assinar meu comentário. Odir Cunha

    ResponderExcluir
  4. "a diretoria bossa nova do Santástico bobeou ao levar em banho maria a renovação do contrato do Paulo Henrique"...
    A diretoria não levou em banho maria! Tentou desde o início fechar um projeto como o do Neymar. O staff do Ganso rejeitou a proposta - não quis aumento de salário, só redução da multa! Isso escancarou que o papinho furado da "desvalorização" era pura manobra, o que realemnte interessava para a gangue DIS-MT-Ganso era facilitar a transferência o quanto antes.

    A diretoria conduziu o caso com absoluta perfeição, do começo ao fim. O Ganso se mostrou um ingrato e está destruindo a própria imagem.

    ResponderExcluir
  5. Ah, esqueci de assinar meu comentário também: Fábio de Castro.
    E antes que eu me esqueça: SANTISTAS, BOICOTE AO SONDAS JÁ!
    Torcedores de outros clubes, a próxima vítima desses vampiros pode ser seu time. BOICOTE O SONDAS!

    ResponderExcluir
  6. Por ora, a postura do presidente Luis Alvaro se mostra absolutamente correta. Apresentou o projeto semelhante ao do Neymar, que foi recusado. Ofereceu aumento de salário, que também será recusado. Redução da multa? Não faz o menor sentido, até porque, smj, o valor da multa é calculado em cima do salário recebido pelo atleta. Ou seja: a multa não apenas não pode ser reduzida como deve ser majorada. Acho perfeitamente legítima a vontade do Ganso de jogar na Europa, muito embora, cada vez mais, tenha a absoluta certeza de que o melhor futebol do mundo está (e sempre ficará) aqui no Brasil. Na Europa, o Ganso vai ganhar mais dinheiro (mas, não muito mais, e o Ronaldo e o Neymar estão aí para provar que é possível se ganhar muito dinheiro jogando no Brasil), cultura, glamour e, talvez, o título de melhor do mundo. Em contrapartida, vai ter que aguentar o preconceito, o clima gelado (não só do frio propriamente dito, mas dos torcedores...), vai ter que fazer mil trabalhos de fortificação muscular (e virar um troglodita - vide Robinho), vai ter que conviver com técnicos limitados, que vão limitar a sua criatividade e obrigá-lo a marcar o volante (isso se não for obrigado a marcar COMO volante). Se, mesmo assim, ele quer ir para a Europa, que convença Inter ou Milan a pagarem o valor da multa (50 milhões de euros) e tchau. Enquanto isso, Ganso deve ser profissional e jogar com seriedade pelo Santos F. C., clube que o formou, que deu a ele todas as condições para fazer o que sabe, que o recuperou em três cirurgias de joelho e que paga a ele um belíssimo salário (convenhamos, R$ 130 mil mensais é salário que pouquíssimos executivos de multinacionais recebem). Que não faça como o Robinho, que saiu pela porta dos fundos em 2005 (até porque, o mundo dá voltas e o Robinho, para poder jogar a Copa de 2010, viu-se obrigado a voltar para casa, onde, como bom filho pródigo, foi muito bem recebido). Enfim...fica Ganso! Mas, se não quiser, pague a multa e muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que a atitude da diretoria e do Laor deve ser louvada, uma vez que defende os interesses do clube. Logicamente é legítimo que ele queira sair, porém os meios que utiliza não são éticos... Fala que ficou abandonado, que não foi valorizado etc etc... tudo bobagem. Deveria ser homem e assumir que quer sair e se for pra sair que saia honrando sua palavra, nem que for pra ir pro Corinthians ou qualquer lugar...
    Diretoria, não abaixe a multa e nem negocie abaixo do valor! Não se negocia com terroristas.

    ResponderExcluir
  8. Chiquilito,

    Passado o tempo, penso... A DIS é o capeta. Mas não dá para engolir a visita propositalmente pública do Ganso ao Marcelo Teixeria. Não combina com a pretensa ingenuidade de um jogador de futebol. O que, sabemos, ele não o é. Qual é a índole desse cara?

    ResponderExcluir
  9. Não o conheço como pessoa ,conheço um Ótimo jogador, que quer ir embora.E para isso está procurando meios para buscar tal atitude.
    Ganso ... não cometa esse erro os times la de fora ( MILAN ITER REAL entre outros ) todos eles querem você.Porque baixar a multa? eles tem grana ... e querem vc eles vão pagar a multa,pagando ai você vai pra qualquer time ...
    pq esta fazendo isso com o time que te acolheu que te revelou e que quando estava quebrado(problema no joelho )
    Ganhando R$ 125 mil mensais ... e ainda fica dizendo que não é valorizado, Meu olha a atitude do Kaká ... e olha a sua !Ele reconhece que tem uma divida com o Real Madrid e você não ta nem ai com o seu time.
    SO consegue olhar para o seu eu ...
    e escutar as pessoas que o influenciam a se virar contra o seu próprio time formador.Tudo isso por uma má relação que o Grupo DIS tem com a nova diretoria do Santos . Aceite o novo contrato fique até o fim do ano no SANTOS. E saia pela porta da frente.Não esqueça que você é O ” Ganso ” ... Que vários times te querem então qual a lógica em abaixar a multa ? se é pra perder um jogador como você ... pelo menos da uma grana para o seu time formador ... !

    Abraços e espero que algum dia isso chegue até você.

    de um grande admirador da sua pessoa.

    Danillo Henrique

    ResponderExcluir
  10. Ganso
    tenho 17 anos de idade e eu sou santista fanático, e ja vi robinho, giovanni, neymar e pra mim de todos jogadores que eu já vi vc é o maior de todos gostaria que pelo menos ficasse com agente até o final no ano pq vamos ganhas a libertadores e o brasileiro mais só ganhamos com você meu camisa 10
    do seu fã Henrique

    ResponderExcluir