terça-feira, 6 de dezembro de 2011

BOLSA-ESTUPRO? QUE PAÍS É ESSE?



Quando era adolescente, gostava de ouvir (ainda na velha vitrola, vinil bolachão) uma música de uma banda carioca de heavy metal chamada Dorsal Atlântica que dizia, em um de seus trechos principais, que "a realidade consegue ser pior do que a pior de nossas fantasias". Eclético, adorava também ouvir a voz grave e inconfundível do poeta Renato Russo cantar e perguntar "Que país é esse"?

Foi exatamente dessas duas músicas que me lembrei quando li, hoje pela manhã, nas redes sociais, que está em tramitação no Congresso Nacional, por iniciativa do deputado Henrique Afonso (PV/AC), um projeto de lei (1763/2007) que prevê que o Estado pagará um salário-mínimo por mês, e durante 18 anos, para a mulher que for estuprada, decidir não abortar e tiver o filho; além dessa "benesse", teria ainda a mulher vítima de violência sexual o acompanhamento de psicólogos, também pagos com dinheiro público, para ser convencida da "importância da vida", desistindo assim de interromper a gravidez forçada e indesejada. 

A iniciativa institui aquilo que muito precisamente foi classificado pelas entidades feministas e de direitos humanos como "Bolsa-Estupro". Confesso que desconhecia a proposta (que tem quatro anos e já foi inclusive aprovada pela Comissão de Seguridade Social da Câmara!) e admito que fiquei com raiva, muito raiva quando li a notícia. Decidi escrever no calor do momento, com as emoções à flor da pele mesmo, sem "neutralidades", para não perder o impulso indignado. Os dedos estão tremendo, enquanto digito as letras no teclado. 

O que o deputado pretende estabelecer é uma nojenta barganha, ao oferecer às mulheres uma proposta muito mais que indecente. Trata a mulher como um objeto, sem sentimentos, uma mercadoria a ser comprada, como se estivesse exposta e disponível em qualquer prateleira, em uma vitrine. Do lado de fora da loja, está o parlamentar a dizer "vamos esquecer o que aconteceu, o dinheiro que você vai receber será capaz de deixar de lado essas lembranças. O tempo cuida do resto". Para mim, é difícil, quase impossível tentar compreender o que se passa na cabeça de uma pessoa que trata de maneira tão torpe o estupro - tenebrosa e asquerosa violência contra a mulher, vilipendiada e ultrajada no átomo mais profundo de sua alma e de seu corpo, atingida em sua dignidade e condição humana, carregando para sempre as marcas físicas e emocionais de tal ato selvagem. É como se a oferta monetária fosse capaz de apagar essas chagas. 

O projeto representa também um retrocesso histórico, pois até mesmo a atrasada legislação brasileira que trata do tema, por meio do Código Penal aprovado em 1940, reconhece que não há crime algum no aborto, quando a gravidez é resultado de estupro. Vejam que estamos falando da primeira metade do século XX, quando ainda encarávamos a mulher como pessoa de quinta categoria, alguém que existia apenas para procriar e cuidar do lar. Fazia pouco tempo tínhamos superado e abandonado os casamentos arranjados e os dotes. O voto feminino, por exemplo, acabara de ser conquistado (1934). Pois, com a proposta do "Bolsa-Estupro", nos reaproximamos perigosamente daquele cenário marcado por restrições e preconceitos - desta feita em pleno século XXI. Ignora o deputado que o direito ao corpo e à livre escolha, nesse caso específico, são legalmente garantidos no Brasil. Antes de avançar (tratar o aborto, de forma bem mais ampla, como uma questão de saúde pública, como acontece em vários outros países, e não como caso de polícia), o que se pretende é fechar o cerco e restringir mais ainda as possibilidades de atuação, literalmente constrangendo, pressionando e forçando as mulheres (ou alguém duvida que esse será exatamente o papel desempenhado pelos 'psicólogos-conselheiros' que serão remunerados pelo Estado?) a aceitar a asquerosa barganha.

Não menos importante, chamo a atenção para o espaço que as religiões - principalmente as chamadas neopentecostais, mas não apenas elas - estão ocupando no debate político nacional e na construção cotidiana da realidade brasileira. O deputado autor do projeto da "Bolsa-Estupro" faz questão de assumir que é evangélico e defende sua terrível iniciativa dizendo que "para os evangélicos, o aborto é um ato contra a vida em todos os casos, não importa se a mulher corre risco ou se foi estuprada; faço o que Deus manda". Meus dedos estão tremendo mais ainda. Meu estômago dói. Pode não parecer, mas o Estado brasileiro ainda é laico - o que significa dizer que todas as crenças (incluindo as não crenças, os agnósticos, os ateus) devem ser respeitadas, convivendo respeitosamente. São princípios republicanos, humanistas, iluministas, democráticos e civilizatórios que nos levam a buscar essa tolerância. Religião é fé, é espiritualidade, livre-arbítrio, está ligada a opções individuais, a escolhas de caráter pessoal. São várias, abarcando segmentos específicos da sociedade. O Estado de Direito está associado à razão, sustenta a pluralidade e por ela é sustentado, preserva liberdades amplas, combate privilégios, pensa no coletivo, dá conta de políticas públicas que visam consagrar direitos para todos.

Mais preocupante ainda, por fim, é notar que a iniciativa do "Bolsa-Estupro" não é isolada: a avalanche religiosa-obscurantista pretende ser avassaladora, quer construir o Estado brasileiro à sua imagem e semelhança. Nesse pacote de ações, entram também o combate ao kit anti-homofobia produzido pelo Ministério da Educação, o Estatuto do Nascituro, também em tramitação no Congresso (que proíbe o aborto em todos os casos, além de proibir pesquisas com células-tronco embrionárias e a reprodução assistida), o ensino de religião nas escolas públicas, a perseguição aos cultos afro-brasileiros, as igrejas e templos que são usados como palanques para discursos intolerantes e violentíssimos contra os homossexuais. A lista é grande. E deseja instalar no Brasil uma sociedade medieval. 

Se não houver resistência, em breve serão reinstalados por aqui os tribunais da Santa Inquisição. Para queimar os hereges. E as bruxas.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Orgulho enorme de você ser meu professor!

    ResponderExcluir
  2. Que país é esse? Que deputado é esse? Obrigada pela excelente reflexão, Chico.

    ResponderExcluir
  3. Um grande entrave para o desenvolvimento do Brasil é justamente a paternidade irresponsável. O que há de crianças que vieram ao mundo de forma não planejada, acidental, não está no gibi. Pais que não querem se responsabilizar pelos seus rebentos, idem. Lares desestruturados tendem a gerar pessoas desestruturadas. Já é um desafio enorme educar bem um filho produto de uma relação de real amor e afeto, imagine o fruto de um aborto. Extremamente questionável esse projeto de legislação. Populismo sob medida para agradar o eleitorado evangélico, que cresce geometricamente!

    ResponderExcluir
  4. E a gente assiste tudo isso calado?
    Um homem que aparece 30 segundo na televisão pra falar o partido e o numero dele merece RESPEITO?!

    ResponderExcluir
  5. Chico Bicudo, por favor, faça para a gente um texto apontando todas as iniciativas medievais e/ou fascistas que estão em discussão nesse país. Por favor, para que as pessoas não achem que são focos isolados. Há uma cruzada conservadora, retrógrada, autoritária, medieval (no pior sentido da palavra), em andamento. Meus amigos, meus alunos, meus vizinhos não estão se dando conta disso. Meu medo é que quando acordarmos, já não seja possível voltar à civilização iluminada... Tenho medo.

    ResponderExcluir
  6. Quando a gnt pensa q ja viu de tudo... Completo absurdo oq esse senhor propõe. Ja nao basta a mulher ter q sofrer 2 vezes, pelo estupro e pela decisão de abortar, ainda vem gente querendo culpá-la ainda mais! Essas pessoas q se dizem tão religiosas não demonstram um pingo de amor pelo próximo! Absurdo!!

    ResponderExcluir
  7. Pior ainda foi compartilhar a matéria do Estadão e ouvir a seguinte resposta: "Que absurdo! Mais um bolsa esmola? Imagine a quantidade de mulheres que não vão querer ser estupradas de propósito só para ganhar dinheiro do governo!". Só não fiquei mais surpresa com o absurdo porque, infelizmente, é exatamente o tipo de resposta que espero da maioria daqueles que conheço(no maior estilo do site "Classe média sofre").

    ResponderExcluir
  8. Se não houver resistência seguiremos assim... Na indecência. Como já comentaram, também tenho medo, porque as pessoas não estão atentas, não absorvem esses fatos, não percebem como a autonomia e liberdade são valores que estão se perdendo. Seguem indiferentes, seguem sua rotina, não se engajam nas questões sociais... Às vezes me parece que a humanidade segue rumo a um destino triste e incontornável e sinto muita tristeza ao observar o povo tão fragmentado, princípios retalhados, às vezes vejo assim, sem enxergar chance de remendo. Mas por sorte ainda existem alguns: questionando e resistindo.

    ResponderExcluir
  9. Primeiro, criticar severamente a empreitada divina da sagrada legiao cristã brasileira.
    Segundo, citar o poeta maldito do rock nacional, Carlos Vandalo Lopes.
    Se isso nao "der" inferno, nao sei o que dá...

    ResponderExcluir
  10. Alguem ouviu a mensagem de fim de ano da radio Jovem Pan? As neopentacostais ainda se assumem e apesar de autoritarias temos chance de lutar. Mas estas que se pretendem leigas, objetivas e jornalisticas me assustam ainda mais..
    Era um papo de temencia a Deus, com todo respeito que tenho à fé, me assustou...
    Guilherem Cassia

    ResponderExcluir
  11. PRESIDENTA DILMA NÃO DEIXE ISTO PASSAR
    http://longedechupinsviolentos.blogspot.com.br/2012/04/bolsa-estupro-uma-agressao-e-aberracao.html
    NINGUÉM SEQUER PENSOU NA VIDA QUE A "MULHER LEVARÁ" E O ESTÍMULO QUE ISTO CAUSARÁ.
    PRA VARIAR PARA ESTES IGNORANTES A MULHER SEQUER EXISTE EXCETO PARA SER O "PILAR DA CASA"=TRAZUDINDO, TROUXA QUE ATURA TUDO.
    SALVE DIMAL ROUSSEFF, PRESIDENTA MULHER

    ResponderExcluir
  12. AH PARABENS ESTA NA MINAH LISTINHA DE HOMENS COM H

    ResponderExcluir