quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

UM 2012 INDIGNADO PARA TODOS!


"A palavra indignação surgiu como uma definição do que se pode esperar das pessoas quando abrem os olhos e vêem o inaceitável. Pode-se adormecer um ser humano, mas não matá-lo. Em nós há uma capacidade de generosidade, de ação positiva e construtiva que pode despertar quando acompanhamos a violação dos valores. A palavra “dignidade” figura dentro da palavra “indignidade”. A dignidade humana desperta quando é encurralada. O liberalismo bem que tentou anestesiar essas duas capacidades humanas - a dignidade e a indignação-, mas não conseguiu".

(Stéphane Hessel, 94 anos, em entrevista publicada pela Agência Carta Maior. Ele é autor do livro "Indignem-se". Participou da Resistência contra o nazismo e ajudou a escrever a Declaração Universal dos Direitos Humanos). 




"Se há uma coisa que sei, é que o 1% adora uma crise. Quando as pessoas estão desesperadas e em pânico, e ninguém parece saber o que fazer, eis aí o momento ideal para nos empurrar goela abaixo a lista de políticas pró-corporações: privatizar a educação e a seguridade social, cortar os serviços públicos, livrar-se dos últimos controles sobre o poder corporativo. Com a crise econômica, isso está acontecendo no mundo todo. Só existe uma coisa que pode bloquear essa tática e, felizmente, é algo bastante grande: os 99%. Esses 99% estão tomando as ruas, de Madison a Madri, para dizer: “Não. Nós não vamos pagar pela sua crise”.
(Naomi Klein, autora de "A Doutrina do Choque", em discurso ao Movimento Ocupar Wall Street)



PORQUE...



4 comentários:

  1. Boa tarde Chico. Bonita e otimista a sua mensagem, o desejo que no próximo ano essa onda de indignação se propague. Os depoimentos escolhidos foram muito precisos, concordo com ambos! Ontem também escrevi um texto de fim de ano, mas não estou com ele aqui, tem um trecho que dizia mais ou menos: "Entre esses ciclos e as desavenças, que sejamos mais humanos, que a bondade vença, que o homem siga mais compreensível, que não trate o outro como invisível, que tenha um olhar mais profundo e a cada segundo melhore o mundo. (...) Feliz ano novo? Não limite esse desejo a virada, mas busque a felicidade em toda a sua caminhada"
    Não era exatamente assim que escrevi, mas a mensagem está aí. Que o povo caminhe unido, que se una e perceba que juntos somos mais fortes. Desejo que você e sua família finalizem o ano bem e que o próximo seja de muitas realizações, aprendizados e conquistas. Você merece :)

    ResponderExcluir
  2. Um 2012 de muita indignação,ações e,quiça, boas mudanças!!Te admiro muito professor!Muita coisa boa para o senhor e sua família!!Abraços

    ResponderExcluir
  3. Dignidade já!!
    Indignação Sempre!!

    Um abraço, à esquerda

    Bom ano!!

    ResponderExcluir