segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O NASCIMENTO DO BLOG...

Estava ensaiando fazia algum tempo. Ano Novo chegou, decidi arriscar. Ainda não sei muito bem como usar esse espaço. Penso em contribuir modestamente com os muitos (ainda bem!) blogs progressistas que já existem, com a troca de ideias, a possibilidade de compartilhar reflexões e de incentivar o debate mais profundo, estabelecendo contraponto e resistência ao superficial, ao fragmentado, ao espetacular, ao senso comum, ao pensamento de direita. Arrisco dizer que tratarei essencialmente de questões políticas, mas enveredando também vez ou outra pelos (des) caminhos da ciência, da literatura, das relações internacionais... Pitacos, sempre pitacos, que muitas vezes serão, no bom sentido, provocações. É assim que se constrói conhecimento, não? Que assim seja. Estabeleço alguns compromissos iniciais fundamentais: a defesa dos valores dos direitos humanos, a luta por uma sociedade mais justa, a crença convicta em um Brasil que pode sempre mais, que é capaz de romper os grilhões da miséria e da desigualdade. Sonho com um Brasil companheiro e camarada (e essas palavras representam muito para mim). Como disse Ernesto Guevara, o Che, "sentir profundamente cada injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo - eis o verdadeiro dever de um revolucionário". Que assim seja, novamente. Sem discursos implícitos: será este um blog de esquerda - e esse conceito também está longe de ter sido superado e permanece carregado de significados. De forma bem simples e resumida, e recorrendo ao filósofo italiano Norberto Bobbio, quer dizer que entendemos as desigualdades sociais como construções de poder e contra as quais, portanto, é necessário lutar, travar o bom combate. Transformar. Por consequência, fica estabelecido que este blog se dispõe a combater com veemência e firmeza os preconceitos e a intolerância. Não poderia ser diferente - é dessa forma que tenho procurado construir minha história, com erros (muitos) e acertos (espero!). Anseio nessa jornada poder contar com as generosas críticas e contribuições dos companheiros leitores (o que obviamente inclui democráticas divergências e discordâncias, diversidade de visões e análises, sempre, estou certo, respeitosas e civilizadas). Para começar, reflexões sobre o episódio que envolveu jovens que, no twitter, incentivaram um atentado contra a presidenta Dilma Rousseff. Inicialmente, postei as reflexões no twitter, em sequência; aqui, aparecem conectadas, revistas e atualizadas. Boa caminhada para todos nós!

4 comentários:

  1. Bem vindo ! Você é uma figura extraordinária que tem muito a contribuir com sua rapidez de pensamento e formação de opinião convicta e de forte personalidade. Será bom continuar aprendendo com você, ainda mais sem ter que pagar a universidade.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É pela oportunidade de poder ler blogs como esse, que sou apaixonada pela web atual e todas as possibilidades que ela pode nos proporcionar. Continuar tendo o privelégio de ler as suas sábias e coerentes reflexões NÃO TEM PREÇO.
    Como já disse pelo twitter e agora reforço por aqui, serei uma leitora voraz. E pelo pouco que li, você sabe muito bem como usar essa poderosa ferramenta.
    Tenho certeza que será um sucesso na Blogosfera.
    Abs,

    ResponderExcluir
  4. Chico,
    Eu sempre acompanhei e apoiei o coro da Elisa pela criação deste blog. Parabéns pela iniciativa!
    Os leitores sedentos por textos bons, críticos e progressistas agradecem.
    Beijos.

    ResponderExcluir