terça-feira, 4 de janeiro de 2011

VITÓRIA DA BLOGOSFERA: AMEAÇAS CONTRA DILMA SERÃO INVESTIGADAS



Quando o principal telejornal da maior emissora de televisão do país precisa gastar cerca de oito minutos de um bloco, com respaldo de especialistas, para "provar" sua tese e contestar o que já havia sido solenemente desmascarado pelas redes sociais, temos sinais bastante significativos de que há algo de estranho no reino da grande mídia.

Estou me referindo mais especificamente ao episódio da bolinha de papel atirada contra José Serra durante a última campanha eleitoral, em evento acontecido no Rio de Janeiro, naquele tenso segundo turno, quando a blogosfera e o twitter foram diretamente responsáveis por desmontar a versão fantasiosa que os tucanos e aliados midiáticos desejaram consolidar ("Em ato de violência sem tamanho praticado por radicais petistas, Serra teria sido atingido por uma pedra, um rolo de fita crepe ou por qualquer outro objeto de altíssima periculosidade"). Bobagem, história da carochinha. Naquele momento, a contra-hegemonia narrativa se manifestou em sua plenitude.

Certamente seria ingênuo e insano imaginar que as redes sociais teriam sido mágica e repentinamente alçadas à condição de competir de igual para igual com os grandes veículos de comunicação (menos ainda se considerarmos as televisões). Mas é também inegável que a tal da blogosfera progressista tem feito um saudável e necessário barulho democrático, instituindo contraponto, exercendo resistência e vigilância, confrontando e incomodando em alguns momentos aqueles que o jornalista Mino Carta tão bem já chamou de os "mandarins da comunicação". Penso que não seria exagero dizer que a rede de solidariedades vem causando bons estragos nas fileiras adversárias. Um abalo aqui, outro ali, tensiona de lá, estica de cá - e os mandarins já acordaram, deram-se conta das transformações em curso e estão vendo lentamente escorrer pelos dedos o monopólio da verdade (sim, não apenas por conta da rede, mas esse é tema para outro post).

Twitter e blogosfera foram fundamentais no movimento de firme contestação à barbárie organizada contra os nordestinos, logo após a vitória da presidenta Dilma, em 31 de outubro passado; a rede progressista tem ainda desempenhado papel de extrema importância na denúncia convicta das agressões contra homossexuais, apenas para citar mais dois exemplos recentes.

Felizmente, e novamente com protagonismo da blogosfera progressista, outro importante passo está sendo dado na árdua tarefa de combater preconceitos e truculências: de acordo com Virgínia Toledo, da Rede Brasil Atual, "as ameaças de morte feitas por usuários do twitter contra a presidente Dilma Rousseff, durante a cerimônia de posse no sábado (1º), serão investigadas pelo Ministério Público Federal". Segundo o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), citado na matéria de Virgínia, "as informações foram também passadas ao ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, que se prontificou em levar o caso adiante e confirmou a abertura de investigação". O ministro teria inclusive colocado a Polícia Federal à disposição para ajudar, caso seja necessário.

Merece elogios nesse episódio o trabalho rigoroso e competente do companheiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania. Ele foi um dos artífices da resistência e um dos primeiros a agitar e fazer ferver a rede, ajudando na mobilização. Eduardo tem manifestado imensa preocupação com o avanço do discurso fascista, principalmente entre os jovens, e sugere que se pense e organize algum tipo de campanha que seja capaz de fazer frente ao ódio em marcha. Escreve ele, em post recente: "Diante de uma chaga social desse porte, proponho que seja criada uma ampla campanha publicitária do tipo 'Não perca seu filho para o fascismo', ou coisa que o valha, que estimule os pais a não mostrarem preconceito e intolerância diante dos filhos e, sobretudo, a não acharem que dar conforto a um filho é criá-lo bem".

Que os intolerantes fiquem mesmo preocupados e ressabiados. A blogosfera progressista continua atenta e vigilante.

2 comentários:

  1. Magnífico! Matéria madura, esclarecedora, faz diferença

    'Não perca seu filho para o fascismo'

    ResponderExcluir
  2. Espero mesmo que o MPF investigue, efetivamente, o fato, e tome as medidas cabíveis, atribuições que lhe competem pela Constituição Federal. Mas, infelizmente, sou sempre descrente em relação ao MP. Recentemente, denunciei ao MP de São Paulo as ofensas racistas aos nordestinos praticadas por usuária do ORKUT. A seção criminal do MPSP encaminhou a denúncia à seção de cidadania e direitos humanos, e, infelizmente, o assunto parece ter morrido, porque, smj, nenhum andamento foi dado. Talvez porque não dê aos membros do "parquet" a visibilidade do Jornal Nacional da época do julgamento dos Nardoni, por exemplo. Uma pena...

    ResponderExcluir