terça-feira, 1 de novembro de 2011

O CÂNCER DE LULA E O ÓDIO DAS ELITES

Nem bem a notícia sobre o câncer de laringe de Lula havia sido dada, na manhã do último sábado, e as redes sociais e os espaços para comentários de leitores em diversos sites e portais já tinham sido lamentavelmente transformados em esgoto fedorento, tamanha a quantidade de falas torpes e abjetas que começaram a ser postadas. Não vou aqui reproduzi-las, para não oferecer ainda mais espaço e visibilidade gratuitos para o rancor e a ignorância (entendida precisamente como falta de informação ou de argumentos), mas o que veio à tona, de forma efusiva, foram comemorações e regojizos, a agradecer a doença do ex-presidente e a desejar a ele vida curta, dentre tantas outras barbaridades. 

O movimento foi tão brutal e desumano (às vezes penso mesmo se o ser humano merece ser chamado de Homo sapiens, aquele que pensa e sistematiza ideias com a razão...) que chegou a incomodar gente como o jornalista Gilberto Dimenstein, que, longe de ser um esquerdista (e de quem discordo na imensa maioria das vezes), apressou-se em publicar na WEB um texto onde reconhecia ter sentido "um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo". Tais ativistas de sofá, muitas vezes protegidos por anonimato e perfis fakes (quanta decência e coragem...), aproveitam-se de um drama humano para travar luta política, transformada ainda em guerra suja e lamacenta, da pior espécie, sem escrúpulos. 

Para Francisco Fonseca, professor de Ciência Política da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP), essa reação corresponde mais uma vez, e de forma cristalina, à ojeriza que as elites sempre manifestaram pela figura de Lula e por aquilo que ele representa - e os adeptos de tal tese encontraram na doença dele mais uma janela para a publicização desse rancor. "Não aceitam que um operário, retirante nordestino, sem a escolaridade formal tenha chegado à Presidência da República. Sempre que podem, buscam revanche. É disso que se trata. Claro que o governo Lula teve inúmeros problemas, mas também registrou avanços inegáveis. O Brasil mudou, para melhor. Mas as elites abandonam a discussão política e investem num forte preconceito social, de classe", avalia o pesquisador, em entrevista exclusiva ao Blog. 

No limite, o que as elites explicitam é por tabela uma visão limitada e utilitarista da própria ideia de democracia, já que um dos principais feitos das duas eleições de Lula foi justamente mostrar que a democracia brasileira vale para todos. Como bem lembra o jornalista Mino Carta, estamos afinal a falar de um segmento privilegiado e egoísta da sociedade, que sofre de "umbiguismo" crônico, de uma das elites mais arcaicas e retrógradas do planeta, que tem saudades da Casa Grande e defende ferozmente uma democracia para 20%, sem o povo a incomodar.

O professor da FGV/SP (também autor do livro "O consenso forjado", editora Hucitec, 2005, que discute o papel da grande mídia na consolidação da agenda neoliberal no Brasil) lembra também que, em termos políticos, o Brasil vive, desde o início dos anos 1990, a polarização ideológica entre PT e PSDB, que de alguma maneira reflete a oposição entre pobres e ricos. "É a divisão de classes traduzida em partidos, e o PSDB tem bandeiras fortemente elitistas, que vão aparecer e se manifestar publicamente nessas situações, como já havia ocorrido inclusive na campanha presidencial do ano passado, quando a candidatura de José Serra flertou perigosamente com temas obscuros e de natureza privada", confirma. 

Preconceito e ignorância se manifestaram também de forma igualmente asquerosa na campanha "Lula, vá se tratar no SUS", veiculada nas redes - e duramente criticada até mesmo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para quem essa postura é uma espécie de "recalque, um equívoco que ele não endossa". Ora, quando tiveram graves problemas de saúde, Sergio Motta, Roberto Marinho e Ruth Cardoso buscaram tratamento em modernos hospitais privados (Albert Einstein, Samaritano (RJ) e Sírio-Libanês, respectivamente). Orestes Quércia também buscou o Sírio, onde também estiveram  internados Romeu Tuma e José de Alencar. Mario Covas foi atendido pelo sistema particular. E não coloco em questão as escolhas deles, fizeram as opções que mais acharam adequadas. É legítimo - e legal. Mas, assim como quem não quer nada, só por curiosidade mesmo, pergunto aos que defendem a campanha "Lula, faça o tratamento no SUS": o mesmo deveria ter valido para todos os outros aqui citados? A postura parece confirmar o preconceito e o ódio de classe: para quem pertence à elite, tudo bem, essa escolha é "natural", sem gritarias ou inconformismos. Já para o operário, que vem da plebe... "O argumento é novamente seletivo", destaca Fonseca. 

Outra questão: quem bate no peito e vocifera que Lula deve se tratar no SUS defende também com convicção e honestidade que o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab devam oficialmente renunciar a carros particulares e a helicópteros para se deslocar pela cidade de São Paulo apenas de metrô e de ônibus, respectivamente? Avaliem por gentileza a encruzilhada: porque busca tratamento em hospitais privados, Lula é "incoerente"; caso escolhesse o SUS, seria acusado de 'tirar vaga de quem realmente precisa'. E aí? Como faz? Para mim, é muito claro: é ódio de classe. Para estes, é melhor deixar o ex-presidente sem atendimento mesmo. 

Aliás, novamente, e sempre como curiosidade: por que o alvo dessa campanha tão "nobre, republicana e cívica" é apenas o ex-presidente Lula? Em artigo publicado na Agência Carta Maior, a jornalista Maria Inês Nassif escreve que "a obsessão da elite brasileira em tentar desqualificar Lula é quase patológica. E a compulsão por tentar aproveitar todos os momentos, inclusive dos mais dramáticos do ponto de vista pessoal, para fragilizá-lo, constrange quem tem um mínimo de bom senso. (...) Até na política as regras de boas maneiras devem prevalecer". E Paulo Moreira Leite, da revista Época, uma das raras vozes lúcidas que resta na mídia carcomida (mas que mostra que ainda há espaço para bom jornalismo na grande imprensa), chama a campanha de "hipocrisia" e lembra que "ironicamente, os mesmos adversários que impediram a manutenção de verbas para a saúde pública agora querem que o presidente se trate pelo SUS".  

O jornalismo, aliás, merece um parágrafo à parte nessa análise. Foi estarrecedor perceber que, menos de meia hora depois da confirmação do câncer, rádios e emissoras de TV, principalmente, já estavam a reverberar o mórbido cenário "pós-Lula" - além obviamente de muitos colunistas aproveitarem a oportunidade para reforçar o fato de o tumor ser "na garganta" (nas entrelinhas, torcendo mesmo para que a voz de Lula silencie), o resultado de uma vida desregrada e regada a goles (com associação nem sempre sutil com o alcoolismo) e a cigarrilhas. O jornalista Luis Nassif lembra que, não por acaso, em grande medida o ódio contra o ex-presidente Lula vem sendo estimulado por órgãos de imprensa - e por seus colunistas e especialistas. 

"São expressões mais acalentadas do elitismo de que falamos. A revista Veja é hoje a representante máxima e assumida da extrema-direita. Seus jornalistas são na verdade ideólogos, aquilo que o (Antonio) Gramsci (pensador italiano, 1891-1927) chamaria de intelectuais orgânicos. Meu palpite é que falam para uma audiência cada vez mais restrita, para guetos, para essas classes médias conservadoras", avalia Fonseca. Para ele, não há como não pensar em reforma da mídia. "Todo poder tem de ser controlado, democraticamente. É preciso seguir o exemplo da Argentina e combater, por exemplo, a propriedade cruzada dos meios de comunicação. Não há democracia com concentração midiática", define.

E antes que as patrulhas reacionárias entrem em campo, uniformizadas e armadas até os dentes: não estou endeusando o ex-presidente Lula. Aqueles que acompanham o Blog conhecem bem as divergências (muitas delas de fundo) e críticas que tenho à chamada "Era Lula", quando avançamos, inegavelmente, mas quando também muitas vezes despolitizamos o debate e nos permitimos mover por messianismos, deixando portanto de avançar muito mais, em temas e áreas cruciais e prioritárias. Mas meus estranhamentos com o ex-presidente e com os dois governos dele são dessa natureza: política. E assim serão tratados, democraticamente, com argumentos, de forma civilizada e respeitosa. 

Neste momento, o que tenho sinceramente a dizer é: força, Lula! Estamos torcendo por sua pronta recuperação!  

7 comentários:

  1. Sabe o que é mais engraçado? As pessoas que sugerem o tratamento do ex-presidente no SUS não utilizam o SUS e não conhecem pessoas que o frequentem. É um ódio descabido, que vem, evidentemente, de uma (falta de) educação da classe média conservadora, que renega a nova classe média. Lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei tão decepcionada ao ver pessoas queridas levantando essa bandeira nojenta contra o Lula. Não por ser ele, mas por ser uma atitude baixa, escrota mesmo.
    O SUS está longe de ser perfeito. Mas o Lula não o piorou, e a corrupção, que tanto as pessoas falam, também não foi cria dele.
    Então, por que isso tudo agora?!
    Só mesmo o revanchismo de quinta categoria explica.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente creio que a verocidade do povo, seja elite ou não "estourou" no caso Lula, mas na verdade não há relação com a figura Lula e sim com a TOTAL falta de condições ofertadas ao povo brasileiro no SUS. Sou da area da saúde e realmente não há diagnóstico rapido e muito menos tratamento precoce, inúmeros são os que morrem nas filas, no mínimo desumano. O ex presidente Lula acabou sendo a "gota d'agua" em um copo prestes a transbordar. O Lula merece sim um tratamento rápido e eficaz para ter chances de cura, assim como todos os companheiros brasileiros.
    Lula não privilegiou só o povo, privilegiou a classe de "banqueiros" (elite) e este sentimento volto a dizer é a revolta total.
    Deveria ser pre requesito para se assumir cargo politico: usar o atendimento publico, ter filhos e netos em escolas publicas e se locomover nos brilhantes transportes publicos, quem sabe assim o povo teria melhor educação, melhor saúde e melhor meio de transporte.

    ResponderExcluir
  4. O que aconteceu foi um debate pra evidenciar a situação da saúde do Brasil e a hipocrisia dos políticos., ninguém disse(pelo menos eu) que o SUS é 100% ineficaz ou desejou mal para o Lula então eu até agora não entendi pq tanta indignação afinal tem tantas coisas que as pessoas deveriam se indignar mas passa batido...na política mesmo....o setor da saúde e a área publica com maior índice de corrupção e você sabe quantas pessoas morem em filas de hospitais pq o dinheiro pra melhorar o atendimento foi desviado? ou cidades que não tem hospital porque a verba destinada para a construção foi desviada e as pessoas precisam viajar pra ir ao medico? Isso ninguém fica indignado...o Lula tah em boas mãos não precisamos nos preocupar com ele, mas sim com muitos outros que estão na mesma situação e não tem a oportunidade dele.
    O que vejo é mais uma vez pessoas colocando os fato como uma ‘’briguinha’’ entre esquerda e direita, mas na realidade o que queremos é um Brasil melhor independente de ideologia política.

    ResponderExcluir
  5. Excelente, Chico Bicudo. Parabéns pelo oásis de lucidez. Ainda bem que espaços jornalísticos com o teu resistem bravamente. Tomara que um dia as pessoas saibam apreciar massivamente o "bloguismo" de qualidade: chega de tanta visibilidade para os "Reinaldo Azevedos" e "Augustos Nunes" da vida!!!

    ResponderExcluir
  6. Professor, entendo seu ponto de vista, mas de fato o assunto que as pessoas querem levantar é como nossos sistema de saúde, entre outros, está decaído. Para ter boa educação e saúde realmente é preciso ter um dinheiro que os banque. Por que se no passado tínhamos uma educação boa e agora esta do jeito que vemos? Sorte a dele e de outros brasileiros que podem "bancar suas vidas", os outros tem que ter muita fé mesmo...

    ResponderExcluir
  7. Agradeço os comentários. Divergências (civilizadas, respeitosas, sustentadas por argumentos)serão sempre bem recebidas - e publicadas no Blog. Lamentavelmente, fui obrigado, sim, no caso específico deste post, a não aceitar e jogar na lata de lixo alguns "comentários". Eram apenas mais um pouco daquele esgoto fedorento e preconceituoso que anda vagando pela rede. Por aqui, essas bobagens intolerantes não passarão.

    ResponderExcluir