quinta-feira, 30 de julho de 2015

O METRÔ TUCANO

Parada 1- A Linha Amarela do Metrô estava prometida para 2010. Todinha, de cabo a rabo, da Luz à Vila Sônia.
Parada 2 - Em 2015, cinco anos depois do prazo original, apenas sete das onze estações estão funcionando.
Parada 3 - Das quatro restantes, duas (Higienópolis e Oscar Freire) estavam prometidas para o ano que vem; Morumbi, para 2017; e Vila Sônia, 2018. Custo total desse segundo lote = 559 milhões de reais.
Parada 4 - Em junho passado, o governo estadual acertou o pagamento de um aditivo de vinte milhões de reais, para que Higienópolis e Oscar Freire fossem finalmente concluídas.
Parada 5 - Alegando que a empresa contratada desrepeitou o que estava combinado (cinco anos para cair a ficha?), o governo decidiu agora, em julho, romper o contrato.
Parada 6 - Como a quebra do contrato se dará de maneira unilateral, sem acordo, sairão dos cofres públicos, como multa a ser paga à empresa, mais 23 milhões de reais.
Parada 7 - Será necessário, então, abrir em seguida novo processo de licitação, para a contratação de outra empresa que será responsável pelas obras. Até que os trabalhos sejam retomados... em dois mil e um montão a população poderá finalmente usar as novas estações. Meus netos ficarão felizes.
Parada 8 - Inaugurado em 1974, o sistema de metrô de São Paulo tem atualmente 78 quilômetros de extensão - média de 1.95 novo quilômetro por ano. Crescimento extraordinário!
Parada 9 - O metrô de Xangai tem 434 quilômetros de extensão; Londres, 408 quilômetros; Nova Iorque, 369; Paris, 214; Cidade do México, 202; Santiago, 94.
Parada 10 - O PSDB administra o estado de São Paulo desde primeiro de janeiro de 1995 - e pelo menos até 31 de dezembro de 2018.
Parada Final - Continuemos todos quietinhos e conformados. Tudo bem. É assim, Demora mesmo. Geraldo está trabalhando. Está perdoado. Não falta metrô em São Paulo. Não vai faltar metrô em São Paulo. Se pudesse, seria eleito para terceiro mandato consecutivo. Afinal, não é ele quem está atrapalhando a velocidade nossa de cada dias nas marginais.
Desembarquem pelo lado esquerdo do trem.

2 comentários:

  1. Todo lugar do Brasil a historia do metro é igual!

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  2. O de Salvador o orçamento inicial era de + ou - 300 milhões e custou 1.5 bilhões e era pra ter o dobro do tamanho, so andou depois que a prefeitura repassou para o Estado que por sua vez passou para uma empresa particular.

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