sexta-feira, 12 de abril de 2013

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E OS COMENTÁRIOS NO BLOG DO SAKAMOTO

Uma das resistentes ilhas de lucidez num universo jornalístico cada vez mais pautado pelo espetáculo grotesco que reduz, fragmenta e exagera para gerar sensações imediatistas e reações comandadas pelo pânico e pela histeria coletiva, Leonardo Sakamoto (a quem tive a honra de entrevistar ainda no final dos anos 1990, sobre os conflitos no Timor Leste...) publicou no Blog dele um texto ("Maioridade penal aos seis anos. Afinal, nessa idade, eles já se vestem sozinhos") que faz um singelo convite a uma profunda e necessária reflexão sobre a redução da maioridade penal (agora publicamente defendida até mesmo pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin). Ao final do artigo, Sakamoto pergunta: "a sociedade quer realmente lidar com eles (os menores infratores) ou prefere jogá-los para baixo do tapete, escondendo os erros que, ao longo do tempo, ela mesma cometeu?".

O texto coloca o dedo em feridas purulentas que não gostamos muito de encarar - muito menos de cuidar delas. Mas, obviamente, não se pretende absoluto, não esgota o assunto. Discordar faz parte da democracia. O contraditório, com argumentos, é necessário. Ajuda a enriquecer e a qualificar o debate. O que assusta, nesse caso, são as dezenas de comentários raivosos, agressivos e violentos postados no Blog do Sakamoto. Até o meio-dia desta sexta-feira, 12 de abril, havia quase 200 comentários por lá. Abaixo, reproduzo alguns deles. Seleção aleatória, sem rigor científico. Mas representativa, a sugerir espíritos e tendências. Tapem os narizes. Preparem os estômagos. 

Lamento, mas, por mais que provoquem náuseas, precisam ser encarados e considerados como manifestações, ainda desarticuladas, de um movimento muito mais sério, obscuro, que ganha corpo. E discurso. É o ovo da serpente. São evidências de odores fascistas (expressão usada por outro colega, Alceu Castilho) que se espalham perigosamente pelo Brasil. Pelo mundo. Na internet, esse exército encontra o refúgio ideal para dar vazão a todos os sentimentos - e ressentimentos - autoritários. O que se faz é reforçar os pedidos por vingança - jamais Justiça -, exigindo a aplicação imediata da Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). Seus soldados não ficarão tristes se a nossa incompleta democracia for substituída por um "regime de ordem, força e de segurança". Acabam por revelar, em letras garrafais, que o tal pastor Marco Feliciano é apenas a ponta do iceberg.

----------------------------
Eis os comentários (reproduzidos da forma como foram postados no Blog do Sakamoto, sem correções ou edições):

TuxedoA "galera do bem" luta por um "estado laico", mete o pau na igreja católica, nas protestantes, nos felicianos, mas não deixa de usar as mesmas armas: "a culpa é sua !" . Quando minha filha foi batizada, o padre disse: "você nasceu com o pecado original". Ao ler o post do Sakamoto, junto com as notícias do jornal, eu virei pra pequena e disse: "a culpa é sua !" Nunca vamos ser absolvidos do "pecado original" porque parece que nunca vamos deixar de ter pessoas que guardam o monopólio da sabedoria e que subjugam nosso arbítrio por meio de um "a culpa é sua!"

Rpzanon - eu concordo com seis anos! e se ocorrer reincidência, pena de morte. afinal, quem mata 2 mata mais sem piedade.

Opinião232 - Desculpe, Sakamoto, mss este discurso da mea-culpa da sociedade eh uma besteira sem mais tamanho, so serve para justificar a opiniao dos medrosos e complacentes. Nao combina com nada. O mundo perdeu um jovem decente, e ganhou um assassino solto!

AntonioMArtigo cheio de clichês do bom mocismo socialista sindicalista, "A sociedade está preparada para lidar...", "..O espírito de vingança, travestido de uma roupa bonita chamada Justiça, que foi incutido em mim pela sociedade" etc. Mas se eu não for censurado novamente tenho uma boa para você e para quem se acha. e é aqui da Folha:JOÃO PEREIRA COUTINHO -Os canalhas da Humanidade - "...Só canalhas amam a Humanidade (com maiúscula). E só grandes homens são capazes de exercer a sua humanidade (com minúscula). Homens como o anônimo Manuel Condez, 60, um ex-bancário que ajudou o filho com paralisia cerebral a terminar o curso universitário..." Por isso que é preciso responsabilizar as pessoas por suas escolhas, se souberem o que podem sofrer pelas consequências a coisa melhora pois vão ser obrigadas a pensar, por isso que ideologias e sistemas de governos comunistas/socialistas falham, por mais que o bloqueiro pense ao contrário ....

Intrigadãocada vez que entro nesse blog começo a pensar o que são os direitos humanos e acho que a resposta é direitos humanos=direitos dos bandidos. As pessoas de bem têm seus deireitos violados toda hora pelos bandidos que não têm humanidade nenhuma para com nós. É certo que o Estado não faz a sua partes, mas deveria dar um jeito de diminuir a criminalidade, mesmo com medidas mais extremas diminuindo os ""direitos humanos"", principalmente com os que não agem como humanos.

sampaiobexiga - Parabéns, conseguiu unanimidade. Nunca pensei que alguém pudesse chegar a este ponto. Em que mundo você vive. Leve pra tua casa estes menores e eduque-os da tua maneira e recoloque-os novamente na sociedade.

clima123 - Segundo o Sakamoto, a culpa de todas infracoes de menores, os estupros, assassinatos, etc... eh toda sua.

Roberto1302 - Ou seja, é melhor que não exista maioridade penal. Uma junta de psicólogos deveira avaliar os infratores menores de, digamos, 14 anos pra saber se eles tinham noção do que fizeram. Se sim, deverão cumprir pena como adultos, de preferência com condenação á prisão perpétua sem condicional.

Fabio BassoNunca vi uma pessoa condensar tanto bla bla bla em um só texto. Compartilhar a culpa de um matador com a sociedade é no minimo irresponsabilidade de sua parte. Sua opinião deve seguir isolada e a margem da sociedade brasileira que clama por coisas bem diferentes da sua linha de pensamento.

OthelCom certeza aqueles que são contra a redução da maioridade penal mudarão de opinião ao ter um filho/filha/irmão/mãe/ etc , morto por um menor de idade….

Cabeça GrávidaE tem mais, quem é cristão sabe: "paz na terra aos homens DE BOA VONTADE". Aos de má vontade, a guerra.

Humberto Barroso É Sr. Sakamoto, nessa você ficou quase sozinho. Ainda bem... A revolta do povo contra essa proteção aos bandidos, de qualquer idade, ficou clara nas mensagens aqui postadas. Entre o bom senso do blogueiro e o senso geral aqui demonstrado, fico com o senso geral do povo. Lugar de bandido, de qualquer idade, é na cadeia. Ou, de preferência, num cemitério qualquer de indigentes.

Antoniom2003 - Que falta faz ADOLF HITLER...

Antoniom2003 - PENA DE MORTE JÁ... MATOU MORRE!!

sábado, 6 de abril de 2013

UM MESTRE JEDI TENTA ENTENDER MARCO FELICIANO

Fonte - http://latuffcartoons.files.wordpress.com/2013/03/marco-feliciano-kkk.gif

De uma galáxia muito, muito distante....

Meu caro amigo Chico, tudo bem?

Você não me conhece pessoalmente, escrevo de outros multiversos, onde a matéria escura é abundante e o Curiosity de vocês não consegue chegar. Apesar da colossal distância, que só a radiação cósmica de fundo consegue explicar e que apenas os anos-luz são capazes de contar, procuro acompanhar de perto o que acontece com nossos semelhantes terráqueos. Afinal, somos todos feitos da mesma matéria, a partir da mesmíssima tabela periódica, não é mesmo? Por aqui, com a tecnologia de que dispomos, consigo alcançar com relativa facilidade os jornais e revistas de vocês (com todo o respeito, bem ruinzinhos, por sinal, muitas figuras, propagandas, e informações fragmentadas e enviesadas). Fuço também nas redes, há mesmo falas boas por lá, mas às vezes encontro posts (é assim que vocês chamam?) de dar medo. Assustadores até mesmo para quem já enfrentou um Darth Vader. Juntando lé com cré (também aprendi essa expressão com vocês), acabei descobrindo que um tal pastor Marco Feliciano foi eleito recentemente para a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados do Brasil. É isso mesmo? Procede, Arnaldo? (essa eu ouvi numa transmissão de jogo da Seleção Brasileira, na internet intergalática).

Mas me permita entender, por favor, porque está realmente difícil, a princesa Leia está também confusa: Feliciano não é assumidamente, desavergonhadamente racista e homofóbico, da tropa de choque dos fundamentalistas? A Comissão não se presta justamente a levantar bandeiras e consagrar projetos que possam salvaguardar direitos não apenas para negros, índios e homossexuais, mas também para civilizar e humanizar os debates sobre reforma agrária, proteção da infância e da velhice, aborto como questão de saúde pública, além de combater torturas e violências de qualquer natureza? A conta não fecha. Sinto muito, mas está errado. Como pode, meu caro Chico, um pastor pestilento e preconceituoso, reacionário, que ataca todos esses grupos e incita ódio e perseguições, assumir o comando justamente dessa Comissão?

Tem outro aspecto que é complicado para a gente compreender, aqui por esses lados de Tatooine: essas religiões que vocês inventaram no planeta azul não surgiram exatamente para oferecer conforto espiritual, generosidade e solidariedade? Deuses não são amor? Por que raios estelares e buracos negros do universo então um líder religioso se dedica a vir a público para, sem pudores, escrever e vociferar intolerâncias e promover ataques contra a diversidade, que é a razão de ser da nossa espécie? E, pelos quasares e super-novas, me responda: o Estado de vocês não é laico, justamente para evitar fundamentalismos obscurantistas? Não entendo, não entendo... Mercantilização da fé? Não sei o que é. Vou pesquisar.

E não me confirme (foi um certo jedi de absoluta confiança quem me contou, tomara que ele esteja errado) que o tal Feliciano chegou à presidência por obra e graça não divina, mas bem terrena, por conta da omissão ativa do Partido dos Trabalhadores, que abriu mão da Comissão porque ela trata de "temas menores e outras são mais importantes...". É verdade? Sério? Sei não, longe de mim querer ser oráculo e dar pitacos nos Congressos dos outros, até porque continuamos a ter por aqui senadores Palpatine, mas... será que o PT de vocês não percebe que nessa Comissão estão sendo travados debates e adotadas decisões fundamentais e estratégicas para a consolidação da democracia brasileira? Que muito do que sai de lá ajuda de alguma forma a difundir valores e posturas que podem ser hegemônicos, dominantes na sociedade? É da construção de valores e mentalidades que falo. Como se chama mesmo aquele movimento de vocês que nasceu para contestar o obscurantismo medieval? Iluminismo? Isso. Obrigado. Acho que você deve conhecer aquele pequeno amigo meu, verdinho e de orelhas pontudas, a mirar sempre o infinito, sábio como poucos e mestre na arte de manejar um sabre de luz... Pois ele diria: "da democracia cuidar é preciso". Como é que é? O pastor teve 200 mil votos? Quer chegar a 600 mil na próxima eleição? É. Difícil. Com a história aprender precisamos. Não?

Meu amigo, sabes, por isso mesmo procuro ler sobre a história escrita por vocês - terminei recentemente uma belíssima obra, "A Era dos Extremos", de um historiador britânico chamado Eric Hobsbawm. E toda essa celeuma (está correto? É assim na língua de vocês?) me fez lembrar que, por aí, no final dos anos 1910, nas cervejarias de Munique, na Alemanha, ao lado de alguns outros agitadores políticos, um até então pouco conhecido Adolf Hitler começou a defender que os judeus eram "ratos que infestavam a sociedade alemã e que, portanto, precisavam ser exterminados". Por lá, também acharam que era preciso garantir a "liberdade de opinião" daquele que rapidamente se tornaria o líder do Partido Nacional Socialista (nazista) e que, em seus discursos, não raro recorria à Bíblia e à religião para "justificar" o extermínio. Foi o que li. Deu no que deu.

Agora, cá entre nós, Chico, desde quando liberdade de expressão existe para atingir a dignidade humana? Desde quando a livre opinião significa passe livre para incentivar comportamentos violentos? Direito a ter preconceito... não é estranho, uma contradição? Outro dia li outra bela obra clássica terráquea onde um jovem príncipe dizia que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que afirmas". Acho que era isso. Democracia funciona a partir do pressuposto de peso e contrapeso, direitos e deveres, a garantir que todos possam ser felizes, não é isso? Ditadura gay? Que babaquice! (posso escrever assim?). Salve o amor verdadeiro, seja homo ou hétero, seja branco ou seja negro!

Sou curioso, vou continuar acompanhando. Se puder me manter informado, agradeço. Se conseguir esboçar algumas respostas para minhas confessas angústias, ficarei ainda mais agradecido. Vamos nos falando.

Han Solo e Chewbacca mandam abraços.

Que a força esteja com vocês. 

L.