domingo, 6 de novembro de 2011

QUEM É O MELHOR JOGADOR DO MUNDO?

A discussão é bacana e provavelmente concorrerá com a reta final do Brasileirão, esquentando os papos de bares, além de fomentar análises mais avalizadas de jornalistas esportivos de diferentes redes e veículos. Não faço parte desse último grupo, mas como apaixonado por futebol desde antes de nascer, santista de coração e encantado pelos espetáculos oferecidos por Neymar, não vou me furtar a disparar alguns petardos analíticos. Não, não têm certamente qualquer rigor científico ou precisão matemática, mas também não são apenas chutes ou palpites aleatórios. Representam impressões de quem acompanha de perto, com frequência razoável, os diferentes campeonatos do planeta. E, quem sabe, poderão ainda ajudar a estimular esse instigante debate - ao menos até o dia 05 de dezembro, quando a FIFA e a revista francesa France Football anunciarão a lista com os três finalistas do Prêmio Bola de Ouro (melhor jogador do mundo em 2011). O vencedor será conhecido em 09 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

É preciso comemorar desde já a presença de Neymar entre os 23 finalistas do Prêmio. É a primeira vez que um jogador brasileiro recebe a honraria, após atuar toda a temporada em um clube brasileiro. É histórico, uma recompensa ao esforço monumental feito pelo Santos para manter o craque no Brasil. Pode ajudar a transformar mentalidades. Em 2011, Neymar é também um invasor - todos os outros indicados jogam na Europa. Sei que alguém vai dizer que o Prêmio nem sempre irá agraciar, ao final, o melhor boleiro da Terra. Há interesses - políticos, financeiros, de patrocinadores, de empresários, de investidores, de marcas - capazes mesmo de sussurrar e reverberar nos ouvidos dos votantes. Paciência. É possível acontecer - embora, justiça seja feita, os últimos vitoriosos tenham sido merecedores do título. E, em 2011, se o futebol for de fato o único critério considerado - dribles, espetáculo, arrancadas, gols, tabelas, passes, trivelas, assistências, capacidade de decisão, improviso, encanto e o potencial para deixar torcedores boquiabertos -, Messi e Neymar já deveriam estar na lista final. Sem outras discussões. Por notório saber. Bastaria escolher o terceiro boleiro - que seria isso mesmo, coadjuvante, com muita honra.

Vá lá, já há alguém do outro lado da tela a resmungar "Neymar ainda não foi testado na Europa". Vale - até a página 2. Porque, vamos e convenhamos, a grande maioria dos zagueiros europeus, nacionalidades diversas, é bem fraquinha - não por acaso, andaram importando Lucio, Luisão, Alex, Thiago Silva, David Luis, Breno, como bem lembra o advogado e também santista Eryx Pereira, meu irmão, conhecedor atento do futebol. O próprio time do Barcelona - uma máquina invejável de jogar bola, o melhor time que já vi atuar, coletivamente falando - manifesta uma carência de zagueiros que é de assustar. E, ainda ecoando as palavras de Eryx, será que os campeonatos europeus são assim mesmo tão superiores ao nosso Brasileirão, na média? Não há nessa avaliação a confirmação de nosso complexo de vira-lata (como diria Nelson Rodrigues)? É verdade que nossa auto-estima vem assumindo outros ares nos últimos anos, deixamos de ser devedores e hoje somos credores do Fundo Monetário Internacional, temos voz ativa nos mais diferentes fóruns internacionais... mas, no futebol, o que parece é que ainda está enraizada em nossa alma uma percepção ainda forte de que "tudo que acontece lá fora é melhor do que aqui", não? Por aqui, temos São Paulo, Santos, Flamengo, Grêmio e Inter, todos campeões continentais e mundiais, além do Corinthians (título Mundial reconhecido pela FIFA, sem ter sido campeão continental), sem falar também em Cruzeiro, Vasco e Palmeiras, legítimos vencedores de Taças Libertadores. Será que somos tão menos assim mesmo? Provocação assumida: se o Milan disputasse o Brasileirão 2011, em que posição terminaria?

Neste ano em especial, penso ainda que os olhos dos técnicos e jornalistas que escolherão os finalistas do Prêmio estiveram, estão e estarão bem atentos aos dribles do Príncipe brasileiro. Barcelona, Real Madri, Manchester United, Chelsea, Internazionale, Milan conhecem Neymar. Querem Neymar. Aqui - e eis agora uma suposição assumida - não vou achar estranho se a FIFA, exatamente para tentar voltar a falar de futebol, incentivar, nos bastidores, uma final entre Neymar e Messi. Brasil x Argentina. América do Sul e Europa. O menino que foi cedo - o menino que ousou ficar (duas histórias fantásticas!). Maradona x Pelé. Dois craques atacantes decisivos. Campeões. Copa do Mundo no Brasil em 2014. Resgate do futebol arte. Barcelona e Santos classificados para o Mundial de Clubes de dezembro, evento organizado pela FIFA. Numa hipotética disputa entre Messi e Neymar, haverá elementos suficientemente fortes para a FIFA voltar a respirar só futebol - ainda que momentaneamente -, desviando o foco das atenções dos escândalos de corrupção e de pagamento de propinas e compras de votos para escolha de sedes de Mundiais. Divagações? Sei não.

Bem, mas vamos lá, sem esticar mais - um a um, seguindo a lista dos 23 da FIFA, em ordem alfabética, ofereço breves comentários a respeito dos que fazem parte desta seleção:

- Abidal - viveu momentos difíceis em 2011, com o diagnóstico de câncer no fígado, e é certamente um vencedor. Mas é apenas um lateral comum, como tantos outros, que às vezes atua como zagueiro (também sem brilho).
- Agüero - Jogou razoavelmente apenas e tão somente os últimos jogos disputados pelo Manchester City. Suficiente para estar na lista final?
- Benzema - Começou a temporada como reserva e chegou a ser criticado pelo próprio técnico do Real Madri, o português José Mourinho, que reconhecia a má fase do jogador.  
- Casillas - Com todo respeito aos arqueiros, mas seria o mesmo que dar o Prêmio de uma Copa do Mundo para um goleiro da Alemanha, quando o mesmo Mundial foi disputado por Ronaldo Fenômeno e Rivaldo. Ou seja, um disparate.
- Cristiano Ronaldo - Vai doer a mão, mas vou escrever: sabe jogar. Mas acha que joga bem mais do que sabe. E é o tipo de jogador mais preocupado com o telão do que com aquilo que acontece em campo. Atleta da sociedade do espetáculo, como o inglês David Beckham.
- Daniel Alves - Temporada boa no Barça, lamentável na Seleção Brasileira. Na média...
- Eto'o - Cracaço, mas faz tempo que esqueceu disso. Foi se esconder na Rússia.
- Fàbregas - Também não entra em campo de verdade faz tempo. Aliás, se alguém do Arsenal (por quem Fàbregas jogou meia temporada) merecia indicação, esse jogador chama-se Robin Van Persie.
- Fórlan - Estaria na lista se fosse pela temporada 2010. 
- Iniesta - Esse sabe muito, é uma das razões de ser do mágico time do Barça!
- Müller - É extremamente habilidoso, mas não alcança o status de craque.
- Nani - Com respeito, mas não deveria ter entrado nem na lista do Campeonato inglês. 
- Ozil - Grande jogador, mas chegou a ser reserva do Real em partidas importantes. Vale?
- Piqué - É zagueiro comum, sem qualquer atributo excepcional. 
- Rooney - Artilheiro. Ponto. Vale para ser melhor do mundo?
- Schweinsteiger - Muitos recursos técnicos, fundamental para o Bayern e a seleção alemã, mas um degrau abaixo ainda do título de craque. 
- Sneijder - O mesmo de Fórlan - ótima temporada em 2010.
- Luis Suárez - jogou o fino da bola durante boa parte do ano, artilheiro, solidário, técnico e inteligente, decisivo. Atuou muito bem tanto no Liverpool quanto na seleção uruguaia. Foi, aliás, destaque em 2011 do futebol uruguaio, que voltou a ocupar justo lugar de honra nos dois últimos anos.
- David Villa - Faz gols. O Borges também.
- Xabi Alonso - jogador de clube, habilidoso, é verdade, mas nada de extraordinário.
- Xavi - junto com Iniesta, é o motor do time mágico do Barça. Toques curtos e finos, assistências, presença sempre inteligente. Decisivo. Faz diferença.

Claro, deixei propositalmente Messi e Neymar para o final, porque estão anos-luz à frente de todos os outros. Sem exceção. O argentino é de outro planeta. A bola gruda no pé dele. Quando a gente acha que já esgotou o repertório, inventa mais alguma traquinagem brilhante. Deixa zagueiros para trás sem pedir licença. Joga em alto nível há vários anos. Em oito temporadas, 24 anos, já tinha marcado 239 gols em 393 jogos, com média de 0,60 por partida (dados computados até 01 de novembro). O brasileiro é um "monstro da bola", como define Antero Greco. Dá gosto vê-lo jogar (tive o privilégio de acompanhá-lo em campo várias vezes) - é como se brincasse seriamente com a pelota, que carrega com maestria e elegância, a disparar dribles e passes, imprevisíveis, que os adversários ficam sem entender de onde e como saíram. Quando olham, Neymar já passou - e comemora mais uma arte. Amadureceu. É decisivo. Ganhou uma Libertadores praticamente sozinho, fazendo gol na final. Como novamente destaca Antero, "futebol é feito de hipérboles, de exuberâncias - e Neymar esbanja nesses quesitos". Em três temporadas, são 96 gols marcados, em 173 jogos - média de 0,55 por partida (também até 01 de novembro). Já é um dos principais artilheiros do Santos. E reverenciado por Pelé, o Rei do Futebol.

Na minha lista de cinco finalistas, Messi e Neymar estariam em 2011 acompanhados de Iniesta, Xavi e Suárez. Três finalistas apenas? O argentino, o brasileiro e Iniesta, como fiel escudeiro. O melhor do mundo?........ 

Messi, ainda um nível acima de Neymar. E deixa eu terminar bem rápido o texto, pois o dedo coçou muito para escrever Neymar. Mas aí seria (ainda) o coração santista falando. 

Messi foi o melhor do mundo em 2011.


---------------
EM TEMPO - É um problema que ainda não consegui resolver - muitos dos leitores não conseguem postar comentários por aqui (somem na rede, sequer aparecem para a moderação). Não sei o que acontece, sinceramente. Para tentar minimizar o problema, para os que desejarem, peço por gentileza que encaminhem esses comentários para o meu e-mail (chicobicudo2@gmail.com). Repassarei essas contribuições para cá, com os devidos créditos. Lembrando sempre que não serão liberados comentários intolerantes, agressivos e preconceituosos. Muito obrigado!

8 comentários:

  1. Como outro santista apaixonado por futebol, do qual me orgulho conhecer pelo menos um pouquinho (afinal, são uns 33 anos vendo e respirando bola), também acho que, hoje, o Messi ainda está um degrau acima do Neymar, o que não é demérito algum. Ser o segundo melhor do ano entre tantos futebolistas no mundo, jogando num campeonato (injustamente) considerado de segunda linha pela grande maioria (inclusive de brasileiros), longe dos holofotes da grande mídia européia, é uma façanha e tanto para um menino de 19 anos que está APENAS em sua terceira temporada como atleta profissional (se lembrarmos que em 2009 o "pofexô" preferiu deixá-lo, com o Ganso, na reserva, preferindo escalar Robson, Jean, Felipe Azevedo, etc..., dá até para considerar que 2011 é a segunda temporada, de verdade, da jóia no futebol profissional). Lembro que o Messi, cracaço, gênio, fantástico, em sua terceira temporada no Barça, não passava de um reserva de luxo do Ronaldinho Gaúcho. Penso que uma "final" entre Messi, Neymar, Iniesta, Xavi e Suarez premiaria o bom futebol de verdade e daria alguma esperança de vermos em 2014 um Mundial de melhor nível e com mais futebol, porque o de 2010 foi muito duro de aguentar. Chiquilito, parabéns pela análise e obrigado pela menção mais do que honrosa.

    ResponderExcluir
  2. Comentário de Rodrigo Lemos, que me foi enviado por e-mail.

    "Apesar de o Messi decidir para o Barcelona, eu não vejo graça no futebol dele. Gosto do futebol espetáculo, dos dribles desconcertantes, do futebol descontraído... Claro que futebol é esporte de resultados, mas por estarem cada vez mais forçando os jogadores de que tem que ser assim, essa descontração do futebol está cada vez menor. Tenho medo do futebol ficar chato a ponto de eu querer trocar de canal no meio de um jogo. O Neymar, depois do Ronaldinho Gaúcho e do Cristiano Ronaldo, mostrou que o futebol pode ser descontraído, e que é possível transformar o jogo em um espetáculo. Eu votaria no Neymar para melhor do mundo. Esta minha opinião não tem o objetivo de ser polêmica, apenas de te apresentar mais uma opinião sobre o assunto! Por ser autor do post, acredito que as opiniões são importantes para você continuar fazendo este ótimo trabalho".

    ResponderExcluir
  3. Chiquilérrimo...

    O melhor jogador do mundo? O que importa? Importa é que Neimar é hoje o seu Zé Sérgio. Na verdade, o que importa muito mais, Neimar é o Zé do Daniel.

    Você sabe que acho o Leônidas melhor que o Pelé. Muito melhor. E, ainda que você ache que é brincadeira, o que importa para valer é o que o futebol tem de criança. O resto é para vender par de tênis, corte de cabelo, capa de revista, manchete de jornal e perfume francês.

    Por fim se eu fosse votar no melhor do mundo, votaria no Rogério Ceni. E vocês todos que vão chupar manga com leite.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com suas opiniões. Só gostaria de salientar que eu vejo Suarez um nível abaixo também.
    Fala-se muito em: "Pelé não jogaria nada hoje em dia, o futebol está muito melhor."
    Discordo! É só olhar na lista de "craques". No Brasil também sofremos com a escassez de talentos diferenciados. Uma lista com Nani, Benzema, Aguero, não é nem de longe motivo de orgulho para o cenário do futebol atual!
    Messi, Neymar, Iniesta, Xavi e Cristiano "Narciso" Ronaldo estão absurdamente um nível acima de todos esses!

    ResponderExcluir
  5. O problema é que ninguem entende nada de bola!

    E nao ver graça no futebol do Messi é igual a nao ver graça na bunda das Paniquetes ou na fleugma da intragavel mas deliciosa Luana Piovani.

    Pra elucidar, fiz um quizz.
    Quem tem essas caracteristicas?:

    a)chuta com os dois pés!
    b)Carrega a bola em velocidade ha 2,7cm do pé.
    c)Tem repertorio de dribles infinito.
    d)Decide.Resolve.Chama pra si.
    e)acima de tudo, NAO CAI!!!!

    O santista mais afoito ia cravando Neymar ate chegar na maldita letra "e"

    Pois precisa ser botinudo pra derriçar o filho da mae do Messi(ja Neymar adora uma grama...)

    E Messi dá show sim!
    Tem graça sim.
    É o melhor que todos nós(que nao vimos Pele)vimos jogar.

    Por isso, se o assunto é degrau, vamos colocar o genial Neymar na calçada e o Argentino no alto da igreja do Calvario.

    Neymar pode igualar-se.
    Pode superar o baixinho.

    Mas calma santista com o andor, o moicano é de barro.
    Marcello Fraga

    ResponderExcluir
  6. "Seu comentário estará visível depois de ser aprovado."

    queria denunciar o orgao sensor que aprova ou nao aquilo que queremos livremente expressar neste blog.
    Absurdo.
    Capaz de vetarem meu comentario por estar em discordancia com o pensamento do autor.
    Mordaça ideologica!!
    Abaixo o Santos!
    Abaixo o Juvenal!!
    Lucas pipoqueiro!!

    ResponderExcluir
  7. "- David Villa - Faz gols. O Borges também. " Excelente definição, professor hahahahaha. O que o Neymar faz em campo é fora de série, pra mim, só não foi mais importante que o Robinho em 2002 porque ele tirou a gente da fila. Tudo bem que o Neymar ganhou uma Libertadores pro Santos, mas ter saído na fila, 18 anos depois, é marcante.
    Quanto a lista, só não concordo com o Cristiano Ronaldo. Apesar de achar que ele leva muito mais o ego a sério que o futebol, o azar dele foi ter aparecido na mesma época do Messi/Neymar, senão teria conquistado esse prêmio também.
    Parabéns pelo texto e vai, Ney! hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Acho engraçado esses comentários de Santistas. Não discordo que Neymar jogue muito bem e que ele seja um jogador diferenciado, inteligente e craque mas, concordemos que, no Brasil, hoje, Ronaldinho Gaúcho, Adriano, Luiz Fabiano, Ronaldo Fenômeno(quando jogou no Corínthians) também são jogadores diferenciados, que definem uma partida por que são diferenciados. E são diferenciados por que no Brasil não temos mais craques como tínhamos atá os anos 90. Ronaldo, Ronaldinho, Luís fabiano e Adriano voltaram pro Brasil por não estarem jogando o suficiente para serem titulares dos times em que estavam na Europa. E para terem uma idéia de como o futebol no Brasil está em decadência, eles servem para os times brasileiros e são diferenciados. E voltando ao Neymar, como disseram num comentário acima, ele gosta de grama, se o adversário olha pra ele, ele cai, reclama de tudo e pra terem uma idéia, finta no meio do campo pra torcida vibrar e humilhar o adversário é na minha opinião desnescessária. Ele precisa muito amadurecer e usar a habilidade que ele tem pra fintar a caminho do gol como faz Lionel Messi. Não me lebro de ver fintas do Argentino que não fossem pra um objetivo óbvio de uma partida de futebol, o "GOL". Sem contar o quanto Neymar reclama quando sofre uma falta, faltas essas que ele procura quando tenta humilhar quem está o marcando.Assistam um jogo do Santos e um do Barça e depois tirem suas conclusões sobre isso. Amadurece Neymar e fica aqui no Brasil porque na Europa não dou um ano pra te partirem ao meio com essa mania de fazer graça. Futebol você joga mas pra mim não fica muito à frente de Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Luís Fabiano e Adriano. Pra mim, Messi, Iniesta, Cristiano Ronaldo e Iniesta são os 5 melhores do mundo hoje. Chweinsteiger, Fábregas, Piqué, Forlán, Sneyder e Rooney jogam mais pro time que Neymar. Ele só conseguiu esse feito de ser indicado mesmo jogando no Brasil por influência da mídia. Me desculpem se ofendi alguém mas é o que penso e espero que o moderador poste meu comentário. Um abraço a todos.

    Jhone Luiz de Paula.

    jhoneluizdp1975@hotmail.com

    ResponderExcluir