sábado, 6 de abril de 2013

UM MESTRE JEDI TENTA ENTENDER MARCO FELICIANO

Fonte - http://latuffcartoons.files.wordpress.com/2013/03/marco-feliciano-kkk.gif

De uma galáxia muito, muito distante....

Meu caro amigo Chico, tudo bem?

Você não me conhece pessoalmente, escrevo de outros multiversos, onde a matéria escura é abundante e o Curiosity de vocês não consegue chegar. Apesar da colossal distância, que só a radiação cósmica de fundo consegue explicar e que apenas os anos-luz são capazes de contar, procuro acompanhar de perto o que acontece com nossos semelhantes terráqueos. Afinal, somos todos feitos da mesma matéria, a partir da mesmíssima tabela periódica, não é mesmo? Por aqui, com a tecnologia de que dispomos, consigo alcançar com relativa facilidade os jornais e revistas de vocês (com todo o respeito, bem ruinzinhos, por sinal, muitas figuras, propagandas, e informações fragmentadas e enviesadas). Fuço também nas redes, há mesmo falas boas por lá, mas às vezes encontro posts (é assim que vocês chamam?) de dar medo. Assustadores até mesmo para quem já enfrentou um Darth Vader. Juntando lé com cré (também aprendi essa expressão com vocês), acabei descobrindo que um tal pastor Marco Feliciano foi eleito recentemente para a Presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados do Brasil. É isso mesmo? Procede, Arnaldo? (essa eu ouvi numa transmissão de jogo da Seleção Brasileira, na internet intergalática).

Mas me permita entender, por favor, porque está realmente difícil, a princesa Leia está também confusa: Feliciano não é assumidamente, desavergonhadamente racista e homofóbico, da tropa de choque dos fundamentalistas? A Comissão não se presta justamente a levantar bandeiras e consagrar projetos que possam salvaguardar direitos não apenas para negros, índios e homossexuais, mas também para civilizar e humanizar os debates sobre reforma agrária, proteção da infância e da velhice, aborto como questão de saúde pública, além de combater torturas e violências de qualquer natureza? A conta não fecha. Sinto muito, mas está errado. Como pode, meu caro Chico, um pastor pestilento e preconceituoso, reacionário, que ataca todos esses grupos e incita ódio e perseguições, assumir o comando justamente dessa Comissão?

Tem outro aspecto que é complicado para a gente compreender, aqui por esses lados de Tatooine: essas religiões que vocês inventaram no planeta azul não surgiram exatamente para oferecer conforto espiritual, generosidade e solidariedade? Deuses não são amor? Por que raios estelares e buracos negros do universo então um líder religioso se dedica a vir a público para, sem pudores, escrever e vociferar intolerâncias e promover ataques contra a diversidade, que é a razão de ser da nossa espécie? E, pelos quasares e super-novas, me responda: o Estado de vocês não é laico, justamente para evitar fundamentalismos obscurantistas? Não entendo, não entendo... Mercantilização da fé? Não sei o que é. Vou pesquisar.

E não me confirme (foi um certo jedi de absoluta confiança quem me contou, tomara que ele esteja errado) que o tal Feliciano chegou à presidência por obra e graça não divina, mas bem terrena, por conta da omissão ativa do Partido dos Trabalhadores, que abriu mão da Comissão porque ela trata de "temas menores e outras são mais importantes...". É verdade? Sério? Sei não, longe de mim querer ser oráculo e dar pitacos nos Congressos dos outros, até porque continuamos a ter por aqui senadores Palpatine, mas... será que o PT de vocês não percebe que nessa Comissão estão sendo travados debates e adotadas decisões fundamentais e estratégicas para a consolidação da democracia brasileira? Que muito do que sai de lá ajuda de alguma forma a difundir valores e posturas que podem ser hegemônicos, dominantes na sociedade? É da construção de valores e mentalidades que falo. Como se chama mesmo aquele movimento de vocês que nasceu para contestar o obscurantismo medieval? Iluminismo? Isso. Obrigado. Acho que você deve conhecer aquele pequeno amigo meu, verdinho e de orelhas pontudas, a mirar sempre o infinito, sábio como poucos e mestre na arte de manejar um sabre de luz... Pois ele diria: "da democracia cuidar é preciso". Como é que é? O pastor teve 200 mil votos? Quer chegar a 600 mil na próxima eleição? É. Difícil. Com a história aprender precisamos. Não?

Meu amigo, sabes, por isso mesmo procuro ler sobre a história escrita por vocês - terminei recentemente uma belíssima obra, "A Era dos Extremos", de um historiador britânico chamado Eric Hobsbawm. E toda essa celeuma (está correto? É assim na língua de vocês?) me fez lembrar que, por aí, no final dos anos 1910, nas cervejarias de Munique, na Alemanha, ao lado de alguns outros agitadores políticos, um até então pouco conhecido Adolf Hitler começou a defender que os judeus eram "ratos que infestavam a sociedade alemã e que, portanto, precisavam ser exterminados". Por lá, também acharam que era preciso garantir a "liberdade de opinião" daquele que rapidamente se tornaria o líder do Partido Nacional Socialista (nazista) e que, em seus discursos, não raro recorria à Bíblia e à religião para "justificar" o extermínio. Foi o que li. Deu no que deu.

Agora, cá entre nós, Chico, desde quando liberdade de expressão existe para atingir a dignidade humana? Desde quando a livre opinião significa passe livre para incentivar comportamentos violentos? Direito a ter preconceito... não é estranho, uma contradição? Outro dia li outra bela obra clássica terráquea onde um jovem príncipe dizia que "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que afirmas". Acho que era isso. Democracia funciona a partir do pressuposto de peso e contrapeso, direitos e deveres, a garantir que todos possam ser felizes, não é isso? Ditadura gay? Que babaquice! (posso escrever assim?). Salve o amor verdadeiro, seja homo ou hétero, seja branco ou seja negro!

Sou curioso, vou continuar acompanhando. Se puder me manter informado, agradeço. Se conseguir esboçar algumas respostas para minhas confessas angústias, ficarei ainda mais agradecido. Vamos nos falando.

Han Solo e Chewbacca mandam abraços.

Que a força esteja com vocês. 

L.














Um comentário:

  1. NAS ESCRITURAS (numa aula, em uma faculdade, de história da música, sobre como a reforma de Lutero influenciou na música):

    “Nas escrituras a gente sabe, aqui dentro dos padrões da igreja, desde pelo menos o final do século XIII, bem determinado, discutido por pessoas dentro da igreja que as escrituras têm 4 significados:
    - significado literal histórico,
    - significado moral,
    - significado alegórico e
    - significado espiritual.
    A gente sabe disso e dentro desses significados, desses sentidos de um texto sagrado a igreja e as pessoas que sabem disso, argumentam da seguinte maneira:
    - se o acesso for direto e as PESSOAS PUDEREM FAZER A SUA INTERPRETAÇÃO, a única interpretação que lhe será possível é a interpretação literal.
    É a 1ª interpretação que todo mundo tem e é a que vai predominar.
    As outras, moral, alegórica e espiritual não serão possíveis pelo menos imediatamente possíveis.
    É verdade, mas com o tempo as outras pessoas vão construir as outras interpretações.
    ...”

    Observações de um leigo:
    - SERÁ QUE ESSAS OUTRAS INTERPRETAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA IGREJAS, PASTORES,FELICIANOS, MALAFÓBICOS, ETC.?

    - SERÁ QUE HOJE, NO SÉCULO XXI, DESDE O COMEÇO DO SÉCULO XVI, ESSAS OUTRAS INTERPRETAÇÕES NA MAIORIA DAS IGREJAS SÃO CORRENTES?

    - AS PESSOAS ENTENDEM AS INTERPRETAÇÕES MORAL, ALEGÓRICA E ESPIRITUAL DE CADA TRECHO DENTRO DE UM TEXTO SAGRADO QUE ELES LÊEM, SERÁ QUE ISSO É VERDADE ?

    - ONDE ISSO VAI DAR? ONDE ISSO VAI DAR??????

    - SERÁ QUE NÃO DEVERIA SER DADO ACESSO DIRETO E OBJETIVO PARA AS PESSOAS?

    - ATÉ QUANDO A ALIENAÇÃO PRODUZIDA POR VÁRIOS TIPOS DE PASTORES, DE QUALQUER ‘RELIGIÃO’, CONTINUARÁ A DESTRUIR A CIVILIDADE E A HUMANIDADE?

    Aí, lendo alguns livros descobrimos que a fórmula do Líder Totalitário segue os seguintes passos:

    1º passo – Alcance algum nível de representatividade (religiosa, política, ideológica) junto a um grupo de pessoas.
    2º passo – Convença a todos os membros do grupo que eles tem um inimigo comum.
    3º passo – Convença a todos “ad nauseam” que esse inimigo é perigoso e representa uma enorme ameaça para a sociedade como um todo.
    4º passo – Convença a todos de que VOCÊ sabe como combater este inimigo e vai faze-lo.
    Pronto, agora você tem uma horda de idiotas que vai dar ouvidos a tudo que você defecar pela boca.

    A RELIGIÃO NÃO DEVE SE INTROMETER EM ASSUNTOS DO ESTADO BRASILEIRO.
    ESSA TENDÊNCIA DE GUERRA SANTA É UM PERIGO PARA O PAÍS, PODE LEVAR ATÉ À DERROTA DE UMA DEMOCRACIA BASEADO EM BOATOS, MENTIRAS E ARCAÍSMOS.
    EM UMA ELEIÇÃO, AQUI NO BRASIL, PUDEMOS VER SERRA LENDO A BÍBLIA, DIZENDO QUE ‘QUEM FUMA NÃO TEM DEUS NO CORAÇÃO’, APOIADO POR DIRIGENTES EVANGÉLICOS E A INTERVENÇÃO DO PAPA EM ASSUNTOS DO BRASIL.

    Feliciano, o pastor-deputado que ganhou destaque no Congresso por frases como “Aids é um câncer gay”, “Negro é negro e não pode mudar, diferente dos homossexuais” e “Africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé”

    Pois é. O deputado-pastor, acima, que odeia negros e gays no comando dos Direitos Humanos?

    ResponderExcluir