sexta-feira, 12 de abril de 2013

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL E OS COMENTÁRIOS NO BLOG DO SAKAMOTO

Uma das resistentes ilhas de lucidez num universo jornalístico cada vez mais pautado pelo espetáculo grotesco que reduz, fragmenta e exagera para gerar sensações imediatistas e reações comandadas pelo pânico e pela histeria coletiva, Leonardo Sakamoto (a quem tive a honra de entrevistar ainda no final dos anos 1990, sobre os conflitos no Timor Leste...) publicou no Blog dele um texto ("Maioridade penal aos seis anos. Afinal, nessa idade, eles já se vestem sozinhos") que faz um singelo convite a uma profunda e necessária reflexão sobre a redução da maioridade penal (agora publicamente defendida até mesmo pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin). Ao final do artigo, Sakamoto pergunta: "a sociedade quer realmente lidar com eles (os menores infratores) ou prefere jogá-los para baixo do tapete, escondendo os erros que, ao longo do tempo, ela mesma cometeu?".

O texto coloca o dedo em feridas purulentas que não gostamos muito de encarar - muito menos de cuidar delas. Mas, obviamente, não se pretende absoluto, não esgota o assunto. Discordar faz parte da democracia. O contraditório, com argumentos, é necessário. Ajuda a enriquecer e a qualificar o debate. O que assusta, nesse caso, são as dezenas de comentários raivosos, agressivos e violentos postados no Blog do Sakamoto. Até o meio-dia desta sexta-feira, 12 de abril, havia quase 200 comentários por lá. Abaixo, reproduzo alguns deles. Seleção aleatória, sem rigor científico. Mas representativa, a sugerir espíritos e tendências. Tapem os narizes. Preparem os estômagos. 

Lamento, mas, por mais que provoquem náuseas, precisam ser encarados e considerados como manifestações, ainda desarticuladas, de um movimento muito mais sério, obscuro, que ganha corpo. E discurso. É o ovo da serpente. São evidências de odores fascistas (expressão usada por outro colega, Alceu Castilho) que se espalham perigosamente pelo Brasil. Pelo mundo. Na internet, esse exército encontra o refúgio ideal para dar vazão a todos os sentimentos - e ressentimentos - autoritários. O que se faz é reforçar os pedidos por vingança - jamais Justiça -, exigindo a aplicação imediata da Lei de Talião (olho por olho, dente por dente). Seus soldados não ficarão tristes se a nossa incompleta democracia for substituída por um "regime de ordem, força e de segurança". Acabam por revelar, em letras garrafais, que o tal pastor Marco Feliciano é apenas a ponta do iceberg.

----------------------------
Eis os comentários (reproduzidos da forma como foram postados no Blog do Sakamoto, sem correções ou edições):

TuxedoA "galera do bem" luta por um "estado laico", mete o pau na igreja católica, nas protestantes, nos felicianos, mas não deixa de usar as mesmas armas: "a culpa é sua !" . Quando minha filha foi batizada, o padre disse: "você nasceu com o pecado original". Ao ler o post do Sakamoto, junto com as notícias do jornal, eu virei pra pequena e disse: "a culpa é sua !" Nunca vamos ser absolvidos do "pecado original" porque parece que nunca vamos deixar de ter pessoas que guardam o monopólio da sabedoria e que subjugam nosso arbítrio por meio de um "a culpa é sua!"

Rpzanon - eu concordo com seis anos! e se ocorrer reincidência, pena de morte. afinal, quem mata 2 mata mais sem piedade.

Opinião232 - Desculpe, Sakamoto, mss este discurso da mea-culpa da sociedade eh uma besteira sem mais tamanho, so serve para justificar a opiniao dos medrosos e complacentes. Nao combina com nada. O mundo perdeu um jovem decente, e ganhou um assassino solto!

AntonioMArtigo cheio de clichês do bom mocismo socialista sindicalista, "A sociedade está preparada para lidar...", "..O espírito de vingança, travestido de uma roupa bonita chamada Justiça, que foi incutido em mim pela sociedade" etc. Mas se eu não for censurado novamente tenho uma boa para você e para quem se acha. e é aqui da Folha:JOÃO PEREIRA COUTINHO -Os canalhas da Humanidade - "...Só canalhas amam a Humanidade (com maiúscula). E só grandes homens são capazes de exercer a sua humanidade (com minúscula). Homens como o anônimo Manuel Condez, 60, um ex-bancário que ajudou o filho com paralisia cerebral a terminar o curso universitário..." Por isso que é preciso responsabilizar as pessoas por suas escolhas, se souberem o que podem sofrer pelas consequências a coisa melhora pois vão ser obrigadas a pensar, por isso que ideologias e sistemas de governos comunistas/socialistas falham, por mais que o bloqueiro pense ao contrário ....

Intrigadãocada vez que entro nesse blog começo a pensar o que são os direitos humanos e acho que a resposta é direitos humanos=direitos dos bandidos. As pessoas de bem têm seus deireitos violados toda hora pelos bandidos que não têm humanidade nenhuma para com nós. É certo que o Estado não faz a sua partes, mas deveria dar um jeito de diminuir a criminalidade, mesmo com medidas mais extremas diminuindo os ""direitos humanos"", principalmente com os que não agem como humanos.

sampaiobexiga - Parabéns, conseguiu unanimidade. Nunca pensei que alguém pudesse chegar a este ponto. Em que mundo você vive. Leve pra tua casa estes menores e eduque-os da tua maneira e recoloque-os novamente na sociedade.

clima123 - Segundo o Sakamoto, a culpa de todas infracoes de menores, os estupros, assassinatos, etc... eh toda sua.

Roberto1302 - Ou seja, é melhor que não exista maioridade penal. Uma junta de psicólogos deveira avaliar os infratores menores de, digamos, 14 anos pra saber se eles tinham noção do que fizeram. Se sim, deverão cumprir pena como adultos, de preferência com condenação á prisão perpétua sem condicional.

Fabio BassoNunca vi uma pessoa condensar tanto bla bla bla em um só texto. Compartilhar a culpa de um matador com a sociedade é no minimo irresponsabilidade de sua parte. Sua opinião deve seguir isolada e a margem da sociedade brasileira que clama por coisas bem diferentes da sua linha de pensamento.

OthelCom certeza aqueles que são contra a redução da maioridade penal mudarão de opinião ao ter um filho/filha/irmão/mãe/ etc , morto por um menor de idade….

Cabeça GrávidaE tem mais, quem é cristão sabe: "paz na terra aos homens DE BOA VONTADE". Aos de má vontade, a guerra.

Humberto Barroso É Sr. Sakamoto, nessa você ficou quase sozinho. Ainda bem... A revolta do povo contra essa proteção aos bandidos, de qualquer idade, ficou clara nas mensagens aqui postadas. Entre o bom senso do blogueiro e o senso geral aqui demonstrado, fico com o senso geral do povo. Lugar de bandido, de qualquer idade, é na cadeia. Ou, de preferência, num cemitério qualquer de indigentes.

Antoniom2003 - Que falta faz ADOLF HITLER...

Antoniom2003 - PENA DE MORTE JÁ... MATOU MORRE!!

Um comentário:

  1. Professor Chico, nas conversas com a minha querida companheira Thaís, sempre expressamos alguns medos que temos. Há algum tempo eram medos justamente de gente que quisesse fazer algum mal direto, para nos tirar um bem e com isso nossa integridade física ou a vida. Depois, o medo, quase físico, é desse tipo de pensamento, desse levante aos pouquinhos de um neo-fasci-nazi-sei-lá-o-quê-ismo. Não sabemos se tememos mais a violência ou a reação a ela.

    ResponderExcluir